O que é ser fiel às próprias convicções?

Nós, seres humanos somos sociáveis, isto é dependemos uns dos outros para o suprimento de ncessidades diversas. Assim, nesses termos o fato de existirmos, claro se deve em primeiro lugar ao Criador Maior, pois é por Ele que estamos aqui; já em relação à sobrevivência, trata-se esta de uma premissa inerente às espécies vivas do planeta e não apenas do homem.

Muito bem, somos seres dependentes porque temos limitações. Desse modo, caminhamos conforme nossos conhecimentos sobre as coisas e por causa disso temos a socialização, que é a referida dependência uns dos outros e é aí que está a resposta do tema, isto é, as relações humanas.

Não há todavia, ninguém que tenha nascido conhecedor das coisas, todos nós tivemos de aprender com alguém e assim, tomamos nosso próprio conceito e convicção, por isso vem a importância daquele que ensina. 

Cada um de nós pode aprender tudo o que quiser e se convencer por isso. Neste contexto, o critério do saber depende da divisão do conhecimento humano, por exemplo: sabemos a soma de dois mais dois. Não há como entender o contrário disso, mas é possível manipular a absorção de um conceito diferente das exatas de forma a moldar conforme a fé daquele que exerce sua cátedra e isso pode mudar os rumos de uma sociedade ao longo dos anos.

Como se vê podemos com a aprendizagem ser moldados a certas convicções de terceiros de forma tão lineada e às vezes alienada que incapacita o aprendiz a enxergar qualquer absurdo ao pensamento imbutido forçosamente. Isso transforma a mente tornando-a limitada a tal ponto que o tal "absurdo" se torna certo e de maneira inarredável o aluno se convence que o errado é certo. Todavia, até onde vai essa fidelidade? 

Vejo por aí, pessoas defendendo ações de infratores penais, buscando justificativas para os atos desses indivíduos, como se fossem vítimas, mas não são.

Avaliar as atitudes de terceiros sobre as consequências maléficas em relação aos outros é muito fácil, o difícil é quando aquele que sofre com o crime for um familiar próximo. E, aí? E agora, o que é ser fiél às próprias convicções?

 

Romualdo Santos do Paço, advogado defensor da liberdade, patriota, amante das letras e amigo dos números, morador da Lapa/SP.

 

               

               

               

ROMUALDO SANTOS DO PAÇO
Enviado por ROMUALDO SANTOS DO PAÇO em 25/05/2022
Reeditado em 26/05/2022
Código do texto: T7523709
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.