O Mundo as Teme

As pessoas extraordinárias são pessoas temidas pelo mundo, por aqueles que desejam manter o status quo. Por aqueles que de alguma forma são beneficiados pelo modelo atual.

É bom que se diga que as pessoas extraordinárias são as pessoas que ousam ser diferentes, que acreditam que podem dar uma contribuição ao mundo saindo fora do esquadro, não sendo apenas mais uma. São pessoas que pensam, refletem e agem de acordo com o resultado dessas reflexões. São pessoas geralmente abertas ás mudanças e sem a pretensão de serem as donas da verdade.

São pessoas que tem um apurado senso de coletividade. Vejam que não falamos aqui das pessoas famosas ou que se rotulam extraordinárias porque tem uma beleza física privilegiada ou forjada pelos esforços diários na academia e por todo tipo de procedimentos estéticos. E nem mesmo do intelectual que fala vários línguas e tem uma habilidade fantástica de ganhar dinheiro. Do matemático brilhante que nada faz de bom para a sociedade.

Pessoas extraordinárias são pessoas não comuns. E o comum até hoje são pessoas preocupadas unicamente consigo mesmas, com seu bem estar e de sua família. O comum é transferir a responsabilidade de uma sociedade melhor para outros, sejam políticos ou religiosos.

As pessoas sobre as quais falamos aqui assumiram a responsabilidade das suas vidas e entenderam que viver em sociedade pressupõe responsabilidades. O que difere de tentar tirar os direitos das pessoas serem como acreditam que devam ser. A intimidade de cada um pertence tão somente a cada um.

Elas não tem superpoderes, mas são médicos que escolheram não aceitar os benefícios indevidos que poderiam receber pela sua posição. E que tratam seus pacientes, sejam particulares ou oriundos dos postos de saúde ou unidades de pronto atendimento que atendem os pobres com todo seu respeito. São juízes que sabem que não são deuses, mas serventuários da justiça. Políticos que cumprem seus deveres como funcionários públicos que são e meninos que entregam papéis na rua como quem tem um dever com aquele que o contratou.

As pessoas extraordinárias conseguem com muita facilidade discordar dos fatos sem ofender. Elas sabem que o mundo não está duvido entre bons e maus. Mas entre ignorantes e aprendizes dedicados.

Portanto, podemos escolher entre sermos comuns ou extraordinários. Podemos levar nossa vida com o propósito de fazer a diferença ou nos fechar em nosso mundinho, com aqueles que partilham nossa visão de mundo. Podemos escolher entre partilhar ou guardar. Entre ser aceitos ou temidos, no melhor sentido dessa expressão. Porque as pessoas extraordinárias são aquelas que fazem o que deve ser feito, e não aquilo que é fácil.