COMPENSA APENAS PODAR A ERVA DANINHA?

A SOCIEDADE brasileira elege corruptos, autoritários e demagogos não [só] por ignorância ou por falta de opção, mas por simetria.

Claudio Chaves

kafecomleit@hotmail.com

https://aforcadaideia.blogspot.com

www.facebook.com/claudinho.chandelli

A RESPOSTA dos especialistas no assunto à pergunta-título é um sonoro "NÃO".

SEGUNDO estes, a única estratégia eficaz a esse mal agrícola é a prevenção; e nesse quesito, entram o cuidado do solo e a constante vigilância à penetração de novas sementes, que pode surgir de várias maneiras, inclusive trazidas pelo vento.

APLICADA à experiência humana, essa metáfora ensina que, invariavelmente, nenhuma sociedade - e especialmente as democráticas - produz líderes que estejam moralmente acima do conjunto geral dos liderados.

OU SEJA, ficar perdendo tempo e energia xingando e/ou demonizando essa ou aquela liderança política que foi eleita pelo voto espontâneo do eleitor - como se vê em toda campanha eleitoral no Brasil - ao invés de trabalhar sério na politização deste, é querer acabar com a erva daninha apenas podando seus brotos.

SIM. Nenhuma autoridade, especialmente as eleitas pelo voto direto e secreto, vem de outro planeta. São todas, sem exceção, seres humanos comuns, os quais seus pares, ou seja, nós, a sociedade, livres e espontaneamente, os transformamos nesses seres distintos chamados mandatários.

NÃO deixa de ter sua importância ajudar a derrubar - quando houver- algumas ou se possível todas as máscaras que fazem, nesse meio, muitos lobos se passarem por cordeiros. Mas isso é poda, apenas poda.

É CURIOSO (e irônico) que, no caso literal, a própria poda, que é, em tese, uma solução, contribui para a perpetuação e ampliação do problema. Ou seja, não é incomum que ao podar determinada erva daninha, milhares de sementes se espalhem, fazendo a germinação ocupar áreas, às vezes, maiores que a já atingida, a qual se tenta salvar.

NO sentido metafórico acontece exatamente o mesmo: enquanto se emprega tempo, energia e outros recursos na tentativa de desconstruir (ou desmascarar) a imagem de maus mandatários públicos, no mínimo, mais visibilidade se proporciona a tais; e muitos destes precisam de pouco além disso para se manterem na preferência popular.

OU SEJA, envidar esforços para apenas retirar do poder um gestor mau caráter, sem, contudo, educar o povo para que não o traga de volta ou eleja outro igual ou pior, é o mesmo que fazer a poda da erva daninha ao invés de cuidar do solo e manter "alta a guarda" para evitar a invasão das sementes maléficas; é o famoso "enxugar gelo".

A SOCIEDADE brasileira elege corruptos, autoritários e demagogos - e por eles, morre e mata - não [só] por ignorância, por medo ou por falta de opção, mas, acima de tudo, por simetria, afinidade, correspondência.

TEREMOS, sim, mandatários sérios, íntegros, éticos, legais… qdo os seus opostos não mais nos corresponderem. Ou seja, qdo, enquanto sociedade (e sociedade é um negócio feito de indivíduos), cultivarmos esses predicativos.