A história de Dieguito

Diego Armando Maradona Franco, vindo de uma família pobre com mais 7 irmãos, nasceu no dia 30 de outubro de 1960, em Lanús, na Argentina, uma pequena cidade situada na zona sul da Grande Buenos Aires, e morreu em Tigre, Argentina, também uma pequena cidade situada ao norte da Grande Buenos Aires, no dia 25-11-20. Foi um dos maiores jogadores de futebol do mundo de todos os tempos. O seu apelido era Dieguito.

Sou contemporâneo de Maradona; nasci 03 meses antes. Como amante do futebol desde criança, acompanhei a sua trajetória vitoriosa, que começou em 1975 no Argentinos Juniores. Em 1978, aos 17 anos foi convocado para a seleção Argentina, mas ficou no banco de reserva. A Argentina foi a campeã pela primeira vez. O Brasil ficou em 3º lugar. Em 1979 conquistou o título do Mundial Sub-20 pela Argentina, disputado no Japão, e foi eleito o melhor jogador do torneio.

Pela seleção principal atuou em 91 partidas e marcou 34 gols. Participou de 04 Copas do Mundo, ou seja, 82, 86, 90 e 94. Foi campeão na Copa de 86 disputada no México, com o famoso gol de mão contra a Inglaterra apelidado de “La mano de Dios”. Na Copa de 94, nos Estados Unidos, foi expulso ao testar positivo no exame antidoping na terceira rodada, e suspenso por 15 meses. Não mais voltou a atuar pela seleção. Voltou como treinador em 2008 até a Copa de 2010 na África do Sul, quando foi eliminado nas quartas de final.

Além do Argentinos Juniores, jogou no Boca Juniors, Barcelona, Napoli e Newell’s. Na carreira foram 585 jogos e marcou 311 gols, e somou 9 títulos. Em 17-03-1991 no jogo entre Napoli e Bari testa positivo pela primeira vez por uso de cocaína e tem o contrato interrompido. A sua última partida foi em 1997 pelo Boca Juniors. A partir de então inicia uma carreira como treinador. Mas, devido ao uso de drogas teve a saúde afetada. Em abril de 2004 sofre uma crise cardiorrespiratória de hipertensão ficando à beira da morte. Em 2005 quando estava com 121 kg, fez uma cirurgia de bypass gástrico na Colômbia, e no mesmo ano assume um programa na TV chamado de “La noche del Diez”. No dia 25-11- 2020 não resistiu a uma parada cardiorrespiratória após sofrer uma cirurgia para conter um hematoma no cérebro.

Goiânia, 04-06-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 04/06/2022
Reeditado em 05/06/2022
Código do texto: T7530595
Classificação de conteúdo: seguro