Arrebol de Páginas... BVIW

Enquanto escrevo esta crônica, lembro-me de um amigo escritor que fez alguns de seus livros de forma artesanal... com as folhas impressas e soltas ele organiza a numeração das páginas e assim, com linha, tesoura e cola se inicia o ‘nascimento’ de mais um livro...

É interessante pensar nesses saberes que passam de geração a geração, desse respeito, envolvimento e carinho com as tradições populares, que também fazem parte da nossa vida; pode ser a receita de um doce em compota, um modo de arrumar a mesa para o almoço, temas usados em bordados, e ainda, nos lambrequins - recortes de madeira que emolduram telhados e até nas rezas de antigas Benzedeiras.

A Cultura do Povo faz parte do dia a dia e está presente na literatura, - lendas e contação de histórias, música, dança, arte; nas manifestações da linguagem, oral escrita e imagética.

Quando ao livro do início do texto, considero o escritor um artífice da palavra um semeador de histórias, personagens e imagens, delineados com letras, palavras e sensações: a cada página uma tela viva, vidas entrelaçadas, mesclando realidade & sonhos.

***

Tema : Cultura do Povo