SOBRE A NOSSA CULTURA (BVIW)

 

Minha Terra tem palmeira e o sabiá também canta. Aproveitando o tema “Cultura do Povo”,  vou me prender a Cultura Popular do meu Estado: Rio Grande do Norte, que é considerado uma das mais ricas do Nordeste. A nossa formação é constituída  por três etnias: o índio,  o português e o negro.

A influência da diversidade cultural está presente nos eventos populares e no folclore norte-rio-grandense, que vai de procissões a vaquejadas, e de danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas e Bumba-meu-boi. Contadores de viola, cordelistas, repentistas, emboladores e grupos de dança que recontam a historia do povo potiguar é a presença mais marcante desta cultura.

A religião predominante é a católica. A religião protestante evangélica também tem destaque aqui no Rio Grande do Norte. Contamos, com  outras religiões como: espiritismo, umbanda, candomblé, quibanda.

Lendas: Cada vila ou cidade tem suas próprias histórias que são transformadas em lendas transmitidas oralmente e nascidas de uma anedota ou de uma criação imaginária criam uma história de conteúdo sombrio e místico. Lendas de Natal: Papa figo, lobisomem, boi-tatá curupira etc.

Aqui também viveu e morreu  Câmara Cascudo, reconhecido pelo Brasil afora e internacionalmente    como o maior autor do conto popular.

 

(Fonte de pesquisa “Jornal Folha Regional”)

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 07/06/2022
Código do texto: T7532719
Classificação de conteúdo: seguro