Pedras, flores, odores e cores, amores e desamores

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo”. Fernando Pessoa

Assim como Fernando Pessoa, um dia também sonhei em construir um castelo. Claro que essa fortificação surgiu de desenhos feitos na areia, mas, com o tempo, foi ganhando formas e meus sonhos foram se materializando, até que a construção arquitetada ficou pronta e não mais foi levada pelo vento.

Dentre os ensinamentos que aprendi e a educação que recebi dos meus avós maternos e sou grato eternamente, é a de ser humano de bem, autêntico, verdadeiro e temente a Deus. O que é um fato, é que a verdade afinal sempre prevalece e o mal, por mais que resista ou dure, jamais vence.

A maldade é fruto de pessoas infelizes, incapazes, que passam pela vida, sem viver, sem sentir, sem construir, sem amar e sem ser amadas. Talvez sejam meros espectadores, passageiros sem destinos ou sem razão da busca, vivam à mercê da felicidade e do convívio da sociedade eventualmente lhes proporciona.

Esse tipo de pessoa vive a sombra daqueles que são sucesso e de alguma forma, inveja e tenta ter ou ser igual a aqueles que admiram ou gostariam de ser. São carentes, limitados, necessitam de cuidados especiais e de atenção, se alimentam de ódio, rancor, vingança, e perdem todo tempo de vida, vivendo a vida dos outros e quando percebe, não há como voltar atrás e, por isso, acabam doentes e solitários.

É quando a vida passa que se vê o que ganhou e perdeu. Quando a reflexão o leva à realidade, de nada adiantará o remorso e nada fará recuperar o tempo que passou. A vida é preciosa e um bem adquirido e que poderá se tornar um objeto qualquer e um peso que carregará nos ombros por toda essa e outras existências.

“No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra”

Carlos Drummond de Andrade

Considerando que ninguém morre e que apenas faz a transição ou passagem para outros planos espirituais, a pessoa decide o que levará na sua bagagem: pedras ou flôres. Pedras se transformam em pesadelos, sofrimentos, melancolias sem fim, um mundo de gritos, ranger de dentes e sem luz. Pessoas que praticam a maldade possuem semblante sem beleza, são carentes de amor e afeto e dignas de perdão, pois não sabem o que fazem, ou fazem pelo extinto.

Quando se vive num mundo de escuridão, não se pode enxergar a luz que dá vida às flôres em todas as manhãs e não se pode sentir o prazer de olhar para o céu e contemplar as belezas que nos presenteiam com o bailar das estrelas, que, como se brincassem como crianças, pulam de um lado para outro. Se existe esse sentimento de infelicidade em seu coração, liberte sua alma e a deixe alçar vôo na direção desse infinito de maravilhas, que se cria em boas almas em todos os dias, nos pensamentos e sonhos. Certamente, haverá de ser mais feliz, bem como as pessoas com as quais convive.

Se preferir levar flores, elas também se transformam, mas, em paz, luz, beleza, solidariedade, felicidade e o mais importante, amor. E o amor te trará oportunidades, razões, opções de escolhas, e alimentará, curará, trará grandes vitórias e conquistas à vida.

A magia da poesia permite sentir todas as emoções. Entre pedras e flores, a poesia leva ao mais belo dos jardins, onde se pode viver um mundo de beleza, ainda que imaginário, de odores e cores, que nos fazem flutuar, elevar às alturas e nos deixar mais leve. A alma se liberta do corpo e viaja nessas emoções e sensações... É algo extraordinário.

O poeta é o mágico que transforma pedras em flores e tira da cartola o pombo mensageiro que leva e eleva o amor em todos os recônditos e seus encantos enxugam os prantos de tamanha felicidade. Na visão do poeta, as pedras que ficam pelo caminho são desafios a ser superados e vencidos com sentimento de missão cumprida. E o mesmo poeta reverencia as flores como as belas e formosas musas eternizadas em seus mais belos versos.

Ah amadas, deusas, rainhas, estrelas, raios de luzes, flores, ar que se respira, inspiração e razão da existência! Não há nada mais belo, divino, sublime e triunfal que um sorriso singelo angelical para acalentar a alma tão sofrida e esquecida pelos amores que passaram e se foram!

Ah flores do meu jardim, que tal beleza não tenha fim. Encante-me com sua beleza, suas cores e odores que percorrem meu corpo perfumando, penetrando-me no corpo e na alma, aquecendo meu coração que, sempre, apaixonado, enlouquece.

“Seu perfume e beleza trarão a esperança do meu grito de amor pela vida!” (2007, p. 26). “A tua boca na minha boca abre caminhos / Que se deliciam nas curvas do desejo” (2018, p. 71). Edimilson Eufrásio

Edimilson Eufrásio
Enviado por Edimilson Eufrásio em 07/06/2022
Reeditado em 07/06/2022
Código do texto: T7533022
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.