Sombras de Natal

Sombras de Natal

Belvedere Bruno

Tâmaras, damascos e passas

sobre a mesa me trazem delicada

imagem de papai...

Tonalidade, textura e o arranjo cuidadoso

dão perfeição a um surpreendente

quadro de saudade.

Sempre trazia à mesa coisas diferentes, que muitos diziam não gostar. Admirava o empenho dele em fazer, daquele dia, uma data especial. No entanto,nunca falava em Papai Noel, dando ele mesmo os presentes aos filhos com a cara e a coragem de pai. Assim fomos criados. A alegria era genuína naqueles dias...

Quando partiu , o Natal se aproximava. Fiquei sem as minhas referências. Nada havia a ser comemorado . Onde estava aquela transparência , aquela doçura, aquele doar-se? Teria tudo se desvanecido durante a sua partida? Amorosamente, tentara preservar o Espírito Natalino na família, exemplificando-o em toda a sua trajetória. Hoje, observo que a realidade mostrou-se mais forte e dura do que o sonho daquele homem.

Desde que ele partiu, nunca mais tive em casa enfeites natalinos ... Papai- Noel , triste figura, se torna a cada ano presença mais indigesta.

Já faz algum tempo que Natal virou sinônimo de comércio, bebida... e samba! Tudo foge à sua simbologia .Não preciso ser cristã para chegar à conclusão de que toda a poesia que, de fato, existiu algum dia, deu lugar à falta de bom senso e respeito. Tão longe está aquele Natal de minha infância...

Que passe rápido, é o que desejo, reconhecendo, no entanto, o esforço de alguns seres amorosos que tentam preservar a data, seja no sentido cultural ou religioso.

Agora, apenas vislumbro sombras de Natal , já que seu verdadeiro sentido foi subtraído da forma mais perversa possível.

E nas minhas mais remotas lembranças, ouço vozes alegres e francas, que me dizem: - Feliz Natal, Belzinha!