Comprar um imóvel ou alugar?.

Como administrar um lar, uma casa, ou um apartamento?. Somos casados a quarenta e cinco anos, de 1977 a 2022, estamos em 07/06/22, nesta data lembramos com saudades de nossa amiga e parente, dona Zenaide, falecida este ano dia 06 de junho, anteontem. Ela é mãe de nossa nora Marcele, casada como o Felipe.

Ter um lar, é diferente de ter uma casa, a própria buscada por casais sonhadores para morar sem ter que pagar um aluguel. O Aluguel é dinheiro perdido porque sai da conta corrente, e não edifica à casa, assim considera-se uma despesa e não um investimento, em se tratando de comprar à vista ou a prazo.

Para se ter uma melhor ideia: nossa família tem cinco imóveis, um para cada filho e ao casal dois imóveis. Obedecer aqui ao mesmo princípio, o do aluguel ou do investir caso da compra.

Na aquisição, o imóvel adquirido, consta de uma área de 90 m2. É considerada pequena, para o número de habitantes, então ai começa a expandir o imóvel de 90 m2. Para 300 m2.

O terreno tem um espaço que pode abrigar uma casa maior, considerando aqui construir um sobrado. É o que temos. Este imóvel é um imóvel de praia, onde no verão abrigue a família inteira composta de 7 adultos e 04 crianças (Netos) e duas noras. Uma casa grande assim tem a necessidade de mantê-la com diversas benfeitorias segundo a necessidade e do tempo de vida do imóvel, novo ou expandida. Aí entra a decisão de mantê-la atualizada segundo o interesse dos proprietários e como pensam eles. Fazer agora ou deixa-la para corrigida com o tempo. Aqui voltamos ao início como foi executado o planejamento da residência, para quanto tempo terá sua vida útil. Uma casa já com vida de duas ou três décadas, já começam a aparecer de sua manutenção; portas com cupins/brocas e infiltrações que podem acometer quando a umidade afeta as paredes ou coberturas que necessitam mais vezes de manutenção.

Áreas descobertas a infiltração é maior exigindo coberturas. A Parte elétrica da casa também é considerada de importância por que o sistema monofásico, já fique aquém e exige-se o sistema trifásico, o que comporta maior exigência de uma rede de fiação que possa abrigar, a quantidade de chuveiros e do mesmo modo, dos aparelhos de ar condicionado, que juntos possam garantir o uso correto, sem queda constantes de energia e dos chuveiros conforme utilizados, com maior capacidade de substituição, das resistências dos chuveiros.

Assim, em nosso caso, são necessárias diversas reformas e que trazem um pouco de problemas diferentes das edificações de uma casa mais nova. Aqui cabe mencionar o planejamento do imóvel para quanto tempo de uso tiver, e de atender a necessidade cada vez maior, divido o tempo de uso. Casas com pisciana também exige cuidado extras, limpeza e produtos para ter a água em condições de uso. Áreas com churrasqueiras, num terreno mais úmido do que o que existe em terrenos secos, cuja umidade é bem menor.

Os telhados também exigem manutenção com o tempo de uso, telhas quebradas junções estradas com o tempo. Tem se em conta aqui como foram mantidas durante a realização do telhado, pode acontecer problemas, mas não tão difícil de acontecer; calhas para chuvas também tem que sofrer manutenção, substituir o “adesivo”.

Portas de vidro ou grades, algumas pantográficas para torna-la seguras a prova de roubos e assaltos, cercas elétricas. Se possuir para garantir segurança.

Também aqui entras as despesas com o sistema de alarme, no nosso caso aqui são necessários a cobertura por meses, o que implica no pagamento de custos mensais, em nosso caso R$ 90,00 reais por mês.

Dá para se ter uma ideia do custo de manutenção de um imóvel. Dá para fazer uma comparação com os veículos. Com o tempo de uso, no tempo aumentarão as despesas de oficina com manutenção dos próprios. Talvez seja melhor trocá-los por veículos de menor tempo de uso, os seminovos?...mas não é fácil, precisamos do dinheiro para quita-lo ou o financiamento que não é pouco.

Quando é que chegamos num ponto em que o imóvel pode ser considerado confortável ou que exige muitas intervenções de consertos. O que pode trazer a condição de ter só problemas e o conformo desaparece, talvez seja melhor vende-la ou troca-la por uma necessidade talvez diferente do que de uns anos para cá.

A documentação do imóvel também oferece trabalhos com o cuidado, nem sempre o imóvel está com a documentação exigida para uma negociação.

Ainda assim, voltamos a estaca ideia de manutenção, somados todos esses problemas, pode-se definir que a casa não oferecerá muitos problemas, que causam dor de cabeça?

Lembram quando mencionei a dúvida entre comprar o imóvel ou aluga-lo? Pode-se ter uma resposta que alugar seria melhor, por não necessitar de manutenção no caso de alugar.

Há o cuidado com animais domésticos, casos e gatos costumar dar trabalhos a seus donos?

Será que compensa o trabalho com os animais domésticos ou não os ter? Implicam em despesas com a saúde dos mesmos e alimentação diária?

Sistema de abastecimento de água potável aos usuários; nós aqui temos o sistema “jojaco” , que exige cuidados semanais.

A idade dos proprietários. Chegará o dia em que a idade vira pesar na balança. Idosos precisam de cuidados, com quedas e condição de suas vidas, se precisam de cuidados especiais com “pilates” e outros cuidados médicos.

Pintura e limpezas com faxina no interior da casa ou do apartamento? Exigem cuidados? Claro que sim; morar na sujeita é não ter qualidade de vida. E falando nisso, que tal aluga-la por uns tempos? Evita-se o pagamento das taxas de condomínio, IPTU, e reformas estruturais.

Então vamos decidir, o que é melhor para nós? Os donos do imóvel, mantê-los sobre seus cuidados ou será melhor aluga-los?

Estou em dúvida. Morar em uma casa traz vantagens e conforto. Não vamos esquecer do gramado da casa, que exige cortes duas vezes por mês.

Considere então o seguinte. Vamos nos desfazer da casa e morar tranquilo em um apartamento e poder assim viajar e desfrutar da vida. Com o tempo chegaremos um veredito final.

Estou com 76 anos e minha esposa com 71 anos. O que vocês acham?

Que o Senhor nos ajude e nos dê forças renovadas.

Isaias, 40,27-31.

clesio de luca
Enviado por clesio de luca em 08/06/2022
Reeditado em 08/06/2022
Código do texto: T7533416
Classificação de conteúdo: seguro