MARIA BRUACA

Até início da Covid eu tinha o hábito de assistir novelas. Com a repetição das mesmas, perdi o hábito, contudo, estou acompanhando Pantanal motivada por meu esposo, que gosta dessa vida campesina. O pai era comerciante de gado, tinha uma granja nos arredores de Patos, nossa terra natal, e possuíam cavalos próprios para vaquejadas. Tanto meu esposo quanto meus filhos adolescentes, participavam desses torneios, inclusive promoviam na própria granja.

Quanto a novela, me chamou a atenção a personagem da " Maria Bruaca" interpretada por Isabel Teixeira.  Exagero? Não.  Simplesmente um espelho da realidade das muitas mulheres que, subservientes, aceitam serem tratadas com desdém e até humilhadas, por seus esposos/companheiros, em nome do amor, da família, e de uma sociedade injusta e cruel nos seus julgamentos e normas de condutas , mais especificamente relaçionadas as mulheres .

Na Maria Bruaca, tão bem interpretada, podemos sentir todo desencanto, mágoas, a dor que lhe vem da alma, e me pego a pensar nas tantas  mulheres TV afora , fadadas a serem pro resto da vida, " bruacas, bruxas, estrupicios, destrambelhadas,  lezadas, burras, mané, cabeça-de-vento... de prego ...",  como fosse uma sina, um estigma maldito...



 
Erivaslucena
Enviado por Erivaslucena em 09/06/2022
Reeditado em 12/06/2022
Código do texto: T7533985
Classificação de conteúdo: seguro