O SUICIDIO PASTORAL

Me perguntaram hoje porque tantos profissionais da área religiosa está suicidando. Claro que esse assunto é de extrema complexidade. Que não cabe analise simples. Mas tem alguns aspectos que são bem comuns.

O silêncio de suas dores é um deles, normalmente os pastores e outros profissionais da área são muito rodeados de pessoas. Quanto maior sua igreja, maior seus seguidores pessoais.

Estes seguidores quase nunca são seus amigos. Frequentam suas casas, vivem até seu dia a dia comum, mas as complexidades do ser não está presentes. Até porque é muito comum essas pessoas serem tidas como um exemplo que não erra e se erra não são erros de conhecidos aberto.

O mais comum dentro dessas comunidades é não assumir suas falhas porque se assumir o trato costuma ser bem duro e quase desumano em alguns lugares. Outros não os assumem por medo de julgamentos e a vergonha de ter sido falho. Essa causa um sentimento muito ruim de perseguição, de falhas com a família e pavores que vão o afastando de amizades reais e verdadeiras.

Outra situação é a desconfiança. Ao estar rodeado de pessoas mais interesseiras do que amigos o radar está sempre ligado. Isso gera na pessoa ansiedade e um sofrimento interno muito grande. Onde descansar a cabeça como fez Jesus se torna impossível com o amigo.

Uma pessoa mais que amiga, mais chegada que um irmão é sempre necessário na nossa vida. Aquela pessoa que falamos sem freios, sem medo e que no final ainda vai rir de você e com você. Escolher essa pessoa no meio competitivo como é o religioso também não é tarefa fácil.

Conversando com líderes religiosos a sensação que dá é que tem sempre um a espera do seu pecado aparecer para assumir seu lugar.

Outra situação é a fragilidade de alguns com a sexualidade. Essa seria necessário um capitulo a parte, mas vamos de novo só pincelar, apenas para uma reflexão sobre os fatos.

Casamentos falidos, vida sexual conturbada. Filhos sob pressão e o salário que na maioria não ajuda a vida com um pouco mais de conforto para férias e descanso.

Desejos escondidos, muita cantada de pessoas que apenas desejam ganhar e não conquistar. O saber demais de vidas sem preparo e a fuga da própria realidade.

Com tudo isso podemos afirmar que não é tão difícil enxergar o porque há o suicídio no meio daqueles que foram chamados para servir e não se destruir.

Vale para finalizar um texto que amo demais. "Em todo tempo ame o amigo e na angústia o faça um irmão " E outro que também vale lembrar. - Há amigos mais chegados que irmãos.

Jesus não te mandou viver sem amigos, ser único e muito menos carregar os fardos sozinho. Escolha alguém que vá caminhar com você. Não será um puxa saco e muito menos bajulador. Mas aquele que vai te repreender na hora certa e te amar sempre que as coisas se apertarem. E juntos poderam dividir a alegria e os fardos do servir.

leticiapsicanalista@gmail.com

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 09/06/2022
Código do texto: T7534233
Classificação de conteúdo: seguro