"Nos tempos da calça Lee"

A minha adolescência iniciou-se no fim dos anos 60, quando surgiu a “Calça Lee”, que marcou um novo momento histórico de uma juventude imatura, que assumia os deveres de adulto antes do tempo. E sem possibilidades de errar pois estávamos em plena Ditadura Militar.

Foi nesse clima de protesto que surgiu um novo símbolo de liberdade, com o slogan: “Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada que você pode usar do jeito que quiser. Só não usa quem não quer”. Outros gritos de protesto também ecoavam entre nós, através do Rock e de Woodstock que buscava a “Paz e Amor, porque era Proibido Proibir”.

Importada dos Estados Unido, era o grande sonho de consumo de qualquer jovem. Mas era cara. E como era cara! Esperei por ela alguns longos meses até que o meu pai pudesse comprá-la e, quando a mesma chegou, já não era o primeiro da turma a ter a calça Lee, mas agia como se fosse. Usava e nem me mexia direito, de tanta pose, de tamanha importância que assumira frente os amigos, ficava em pé, praticamente imóvel, com as mãos no bolso, pois sabia que estava sendo observado e valorizado.

A calça Lee, mesmo sendo norte-americana, representava tempos de mudanças, de mais efervescência cultural, de liberdade, de triunfo de uma paixão nascente, colorida, envolvente e criativa de uma juventude que queria estar presente e pensante no mundo e não ser apenas a sua refém nos tempos da Guerra Fria.

Calças Lee... Nossa! Virou febre na época, depois que Elvis Presley e James Deam apareceram nas telas de cinema usando as tais - calças rancheiras – E aqui no Brasil a Jovem Guarda também aderiu a nova onda com músicas da Wanderleia, Roberto Carlos e Rita Lee.

É verdade, também, que, no presente, a Lee, o Jeans de hoje, está muito além do desbotado comportado dos Anos Dourados. Cortar uma velha calça Lee, transformada em bermuda, obviamente, sem fazer a bainha para permitir que se desfie, já não soa sequer como ingênua transgressão. O fato é que a velha Calça Lee, hoje Jeans Destroyed, rasgados, furados, puídos...), veio para ficar.

Fico pensando o que o meu pai, que na época, dizia ser calça de vaqueiro, acharia dos atuais Jeans Destroyed.

O que fizeram com você, velha e desbotada Lee?

Só tomando um Whisky Cavalo Branco, que na época era famoso como você. *Minha saudosa Calça Lee...*

JEmídio

JEmídio
Enviado por JEmídio em 13/06/2022
Código do texto: T7536737
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.