O estranho caso de pessoas que rompem amizade por política...

O estranho caso de pessoas que rompem amizade por política...

É um fenômeno extremamente curioso.

Tenho passeado pelas redes sociais e visto familiares e amigos, pessoas próximas, trocando farpas e perdendo a amizade e o contato por questões políticas.

Amigos que estiveram juntos em momentos felizes e tristes, compartilharam pescarias, casamentos jogos de futebol, ressacas, viagens à praia, idas a congressos e cultos em igrejas, enfim, pessoas que têm histórias umas com as outras rasgando essa história por divergências políticas.

Eu não faço isso. Não mesmo. Sigo a considerar que somos muito mais do que uma opção político partidária.

Somos seres humanos com erros e acertos, vitórias e derrotas. Política não nos define, até porque não obstante a importância que a política tem em nossa vida influenciando em alguns rumos, ela – a política- tem sua importância superestimada.

Sim, amigos, superestimada, porque, sinceramente, ocorra o que ocorrer em outubro caso não saíamos em busca do ganha pão diário nenhum político o colocará em nossa mesa.

Chegamos a este nível de progresso não pelos partidos políticos, mas apesar deles.

Apesar de tanta extorsão via impostos seguimos produzindo e criando empregos.

Enfim, vivendo.

Para embasar minha linha de raciocínio trarei, aqui, a história de Clara e Maga, duas amigas paulistanas que conheci há muitos anos.

Clara e Maga eram, como se diz, unha e carne, gostavam-se, tinham afinidade e apreciavam coisas parecidas, o que por muitos anos rendeu belíssimos momentos.

Clara, entretanto, votava sempre no PSDB, partido que comandou por muitos anos o estado de SP.

Maga, contudo, votava PT e admirava Lula.

Embora ambas não fossem fanáticas por partidos políticos, chegou a eleição de 2006 em que PSDB e PT enfrentaram-se com um pouco mais de acirramento.

Quem acompanhou a eleição sabe como foram os embates e as acusações trocadas por Alckmin, candidato do PSDB e Lula, candidato do PT.

Ambos colocavam um ao outro como a imagem do mal e a si atribuíam a encarnação do bem e da verdade.

Não preciso cansar sua beleza, meu amigo, basta consultar os jornais da época que verá como ambos, Alckmi e Lula comportavam-se.

Pois bem... foi nesta época, por bate boca em defesa de políticos que as duas amigas, Clara e Maga, romperam a amizade, deixaram de se falar e passaram uma borracha na bela história que tinham construído juntas.

Passados 16 anos do rompimento, sentem, as duas, que poderiam ter levado a coisa de forma mais madura.

Quanto aos políticos, no caso Lula e Alckmin, hoje estão juntos, sem importarem-se com o passado de ofensas mútuas e acusações.

Diante dessa história real, cujos nomes foram apenas trocados, fico a me perguntar:

Será que valeu a pena Clara e Maga terem rompido a amizade por causa de divergências relacionadas a pessoas que sequer elas conhecem?

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 15/06/2022
Código do texto: T7538481
Classificação de conteúdo: seguro