O MAIOR DESAFIO...

Vingarão os tempos e os homens estarão sempre perdidos na raiz de tudo; o início. Mas ele está lá a desafiar...

Considerou recentemente o Papa sua própria mortalidade, e afirmou seu temor. De seu pedestal de fé máxima confessa sua fraqueza. Comprometido em sua mobilidade fala em renúncia.

Imaginemos nós, caminhantes de um maior e pretenso encontro espiritual que possa talvez neutralizar a morte. Por uma vida eterna.

Ou este caminhar é mero controle emocional, apegar-se a algo mais forte para subsistir?

“De fato, se admitirmos que o mundo não tenha começo no tempo, uma eternidade terá decorrido até cada instante dado e, por conseguinte, ter-se-á dado uma série infinita de estados de coisas no mundo. Ora, a infinidade de uma série consiste precisamente em que essa série jamais possa ser concluída por uma série sucessiva. Portanto, uma série infinita decorrida no mundo é impossível e, consequentemente, um começo de mundo é condição necessária de sua existência. Esse é o primeiro ponto a ser demonstrado”.

Quem pode contestar essa clareza do Kantismo?

Começo e fim de todas as coisas, movimentos incontestáveis, de quê?

Do que é material.

O que somos ou seríamos comparado ao Papa, aquele que está envolvido, embora um homem comum, por todas as cercanias que demonstram e provam a presença de Cristo, o Jesus de Nazaré, que prometeu uma outra vida, maior que esta por nós vivida. E vive com força de inigualável amplitude todas essas revelações o Papa.

O Papa está mergulhado na proximidade dos dons maiores inspirados em Rafael, Michelangelo, Boticelli, Bernini, e pode sentir a intimidade desses inigualáveis artistas que estão no Museu Pio-Clementino e ter disponível o que a ninguém é permitido, como estar facultado a deleitar-se o tempo que quiser e a qualquer momento com as nove cenas do livro do Gênesis do “Último Julgamento”. Fora o imenso universo sacro e renascentista do Vaticano em seus museus “intra muros” e da Igreja como instituição.

Pode não parecer nada, mas não é pouco essa liberdade em extasiar-se com obras que não podem ser momentos de uma história pura e simples, mas acima de tudo dom concedido para alcançar de outra forma espaços não permitidos às inteligências comuns, como fizeram esses máximos artistas sacros e tantos outros, e por isso exclusivos, e dificilmente de mesma excelência existirá em futuras obras semelhantes. Esse contato acrescido da imponente envergadura intelectual, humana e espiritual do Papa, forte por estar sedimentada em sua simplicidade monástica, não exclui a sua fragilidade humana. Imagine-se a nossa.

E disse ele: “Uma de minhas neuroses é ser muito apegado à vida”.

Perguntado sobre sua grande popularidade disse ficar um pouco assustado com isso, mas agradecia a generosidade do povo e de Deus, e que não esperava viver mais de dois anos, e que se não tivesse saúde para continuar faria o que fez o Papa Bento, e que agora há precedente institucional. O Papa vive o mesmo temor que qualquer homem comum, o Vigário de Cristo.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 16/06/2022
Reeditado em 17/06/2022
Código do texto: T7539003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.