EDUCADORES, QUASE ESQUECIDOS... 09h37min.

Este Educador nato, nasceu na pequena e histórica de Lacuna, -SC – terra de Anita Garibaldi – 0 conhecemos em 1956, houve um encontro de jovens de várias cidades do Brasil, na cidade de Florianópolis, fato muito comum, que acontecia em várias cidades brasileiras, em que os jovens espíritas, se reuniam, via de regra eram hospedados, em lares, que davam apoio a este movimento, quanto a nós não, pois lá estávamos morando nesta cidade.

Estava na condição de recém formado na carreira militar, com a patente de primeiro Tenente, tinha um pouco mais de 20 e, estava recém casado, com a futura Educadora Neide, o mesmo foi um do conferencista do evento.

Mais tarde foi transferido para Curitiba, e nós também regressamos a esta cidade, que nos dera “abrigo” desde os nossos seis anos de idade.

Coincidentemente, durante algum tempo, frequentou a mesma instituição do nós, - eu e a esposa, já naquela época, aliava a careira militar, a de Educador nato, tanto é que lecionava em varias Instituições, Colégio Militar, na Universidade Federal, na pontifícia Universidade do Paraná e, pasmem! Também passou a lecionar

Mas, os seus sonhos de Educador iam muito mais além, em 1974, funda o Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, que, 1997, se transforma em Faculdades Integradas Espíritas. (FIES) com vários cursos Universitários. Tempos depois, pasmem! – como arrumava tanto tempo para isto – também passou a lecionar na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Joinville...

Acompanhamos, sua “trajetória”, e até chegamos a participar de um projeto seu: Casa Lares, em que um casal abrigava adolescentes, para lhe dar a condição de um Lar...

Em 2004, a Instituição que estávamos frequentando, - em que ele frequentou por algum tempo – completava 50 anos de fundação, para as comemorações, hospedamos em nossa casa um dos membros fundadores, - estava residindo em Florianópolis – que pediu que o levássemos até a residência do mesmo, primeiramente nos dirigimos até Faculdade, realmente ele estava lá, foi um reencontro de velhos amigos, fez questão de nos mostrar as melhorias ocorridas ali...

Tinha feito uma cirurgia de catarata em uma das vistas, o que o impedia de dirigir, o colocamos em nosso carro, para leva-lo até sua residência, que não era muito longe da Faculdade, sua esposa nos acolheu fraternalmente, nos ofertando um delitoso café, conversamos bastante para “matar” a saudade, mal sabíamos que seria o derradeiro reencontro, pois cinco anos depois, estaria encerando sua missão neste plano...

Quando os verdadeiros amigos, partem, nos deixam um misto de saudade, eles se vão, mas deixaram os rastros de sua presença... 10h28mi.

Curitiba, 17 de junho de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Datas e nomes compilados da Wikipédia.

*Octávio Melquiades Ulisséa, Nascimento: Laguna – SC 02 de março de 1931 falecimento 11 de junho de 2009, em Curitiba. lecionava: História, Geografia, Sociologia, Política e Administração Pública, na Federal lecionou por 24 anos...

https://www.recanodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mesnagesnsespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/06/2022
Código do texto: T7539523
Classificação de conteúdo: seguro