O homem é o melhor amigo do cachorro?

          Um dia, um cara chorava nas redes sociais, seu amigo havia falecido. Era um cão, raça bull terrier. Segundo este indivíduo, foi muito caro. Logo antes do luto terminar, estava pedindo a um conhecido seu para cruzar outras raças para assim substituir seu amigo falecido. Cada um faz o que quer, mas amizade se compra? O cão, seja ele comprado ou adotado da rua, vai dá-la de graça, e a mais confiável que você um dia vai ter. E novamente a amizade foi comprada, mandada feita, despachada e entregue. A cadela, mãe dos filhotes, apenas foi um objeto, assim descartada logo depois de não poder mais engravidar. Seus amados filhotes foram retirados sem seu consentimento. Os homens apenas entendem que é natural. É natural seios fartos para um mamífero não amar? É natural uma ave com asas cantar aprisionada em uma gaiola? É natural arrancar o amor de quem o exala?

          É interessante, e ao mesmo tempo revoltante, como muitos com aparecia de humanos têm um instinto tão primitivo e egoísta de aprisionar animais. Aquários, gaiolas, correntes, cordas, carroças, jaulas, entre outras maldades inventadas por estes que aparentam ser humanos. O que é ser um humano? Que valor tem um animal? Por que é tão complicado olhar nos olhos de um cachorro? Ele não é o melhor amigo do homem? Mas a pergunta principal é, o homem é o melhor amigo do cachorro? Ele chega a ser amigo?

          Segundo a bíblia, Deus criou o homem a sua imagem. Ou seja, um ser humano é alguém incrível. Mas eles não são tão fácies de encontrar, mas aparentemente são bem confundidos com quem aparenta ser um humano, apenas aparenta, não consegue ser. Não consegue pelo simples fato de o egoísmo agir inconscientemente, sem controle. Existem quantas pessoas no mundo e pela história que não são humanos? O mundo não anda bem, nem está perto de melhorar, uma piora constante. Não querendo ser tão pessimista. Mas por que romantizar o que não é real?

          Um animal, seja qual for a espécie, há um grande valor. Não foi o Criador que pediu ao homem para cuidá-los? Mas muitos que aparentam ser humanos não olham nos olhos de um cachorro de rua, dos gatos abandonados, do tigre em todo seu instinto de sobrevivência, no cavalo levando peso em uma carroça, apenas conseguem olhar os próprios olhos vedados pelo egoísmo. O medo do ser humano aprisiona os animais. O medo dos animais gera o seu agressivo instinto de sobrevivência. O que os egoístas que compram cachorros não veem é que os animais nascem amando. O que os egoístas que cruzam cachorros para vender não enxergam é que animais exalam confiança. O que os egoístas que abandonam cachorros não veem é que os animais são fiéis. Até mesmo falando dos humanos, nós não nascemos amando, nem confiando ou sendo de confiança, nem mesmo sabemos o significado de ser fiel. Aprendemos, e muito lento, a fazer isso a vida toda, muitos demoram, outros aprendem logo, boa parte morre reprovados nessa disciplina.

          Estamos longe de sermos superiores a um animal. Vivemos na confiança da racionalidade. Irracionalmente, eles amam. Irracionalmente, eles são a mensagem do Criador ao homem. Amem, sejam fiéis aos seus amigos, e acima de tudo deixe o egoísmo de lado e entenda o que Deus quer. Cuide bem dos animais, seja o melhor amigo para eles. Acredite, é recíproco. Acredite, é de Deus!

          A pobre cachorra que perdeu os filhotes foi abandonada, mas resgatada por um grupo de pessoas que cuidam de animais. Foram feitos devidos cuidados, mas há algo sem cura. Seus olhos tristes, pela dor, pela falta de empatia daqueles homens, por seus filhotes arrancados brutalmente. Em seu olhar sem palavras diz, “Como eles puderam fazer isso? Será que um dia vou vê-los novamente?”. A história se repete constantemente, mas até quando o olhar de um cachorro será menos importante do que a vontade de um homem?