Escolha a melhor parte

A vida é um amotoado de escolhas e suas respectivas consequências. Temos que aceitar isso e seguir em frente, leve e sem nos martirizarmos pelas coisas e as pessoas não serem exatamente como nós gostaríamos que elas fossem

Hoje, depois de uma macarronada e um frango assado, resolvi chamar minha melhor amiga para conversar no whatsapp. Enviei uma mensagem e percebi que a doce criatura que é minha amiga há dezesseis anos nessa reencarnação não tinha ainda visualizado as mensagens de ontem, que eram respostas às mensagens que ela tinha enviado, diga-se de passagem. Pois bem, apaguei rapidamente a mensagem, mas minha amiga em menos de dez segundo perguntou: o que você você apagou? Ué, então não é falta de tempo, mas se interesse.

É uma constatação que já havia feito há muito tempo, minha melhor amiga não é uma boa ouvinte. Ela tem inúmeras qualidades, ela tira a roupa do corpo para quem precisar. Ela realmente se preocupa com muitas questões na minha vida que faz com que eu tenha a certeza que é digna de ser chamada de amiga. Mas definitivamente ela não é uma boa ouvinte.

A vida, assim como minha amiga, é maravilhosa sem que seja exatamente do jeito que gostaríamos. Precisamos, no entanto, fazer a escolha de enxergar o melhor das pessoas e o melhor da vida. Sem que isso faça de nós ingênuos ou sem que saibamos nos defender quando necessário.

Chico Xavier disse certa vez que "escaparemos da morte quantas vezes necessário for. Mas da vida jamais escaparemos." As questões 853 a 855 do Livro dos Espíritos corroboram essa afirmação.

Temos nossas provações nesse plano da vida e temos que os encarar como adultos. E sejamos religiosos ou não, somos todos dotados de inteligência, da capacidade de enxergar o que é melhor para nós. E, analisando os fatos, o noticiário, vamos ver que inúmeras coisas acontecem a nossa revelia. Eu já cuidei, na época que trabalhava na área da saúde, de uma pessoa que tentou se matar e não teve êxito. E era um professor universitário, extremamente inteligente, capaz. Não é uma crítica desrespeitosa o que buscamos fazer aqui, mas um alerta para que procuremos enxergar a melhor parte.

Todos nós nascemos com todas as condições de passar pelas nossas provações com dignidade. O que não significa que devamos nos acomodar e não buscar melhorar nossa vida individualmente e coletivamente. Claro que devemos nos esforçar isso, pois somos nós os agentes modificadores do mundo de expiação e provas para um mundo regenerador.

Devemos apenas ter em mente algumas coisas óbvias: na sabemos tudo, não somos coitadinhos, não somos vítimas de um mundo cruel e o nosso planeta não está abandonado. Jesus segue no leme, mas conta com nossa contribuição.