A poesia nutre a alma

Quando a alma está em paz, livre de sentimentos de ódio, rancor, mágoas, ressentimentos, vive em harmonia com o Universo. Essa troca de energia, eleva e alimenta a alma. Nós somos a essência de um SER superior, divino, perfeito e dotados de imperfeição, para que tenhamos a liberdade e o direito da livre escolha. O resultado de nossas ações é toda forma de agir, pensar, crer, sonhar e de acreditar.

Somos infinitamente capazes de mudar o meio no que vivemos, de ressurgir das cinzas, de reconstruir um novo fim e, ao mesmo tempo, desenhar um novo destino e priorizar tudo que precisamos para cumprir com a nossa missão neste plano material, galgando mesmo que lentamente, os degraus da evolução espiritual.

Um plano tem ligação com outro e, necessariamente, são dependentes, interligados e harmônicos. Na terra, nossa alma tem a oportunidade de encarnar ou reencarnar, ou seja, nada mais do que nascer, vir ao mundo, habitar um corpo físico, de carne e osso e, através dele, poder resgatar débitos contraídos em outras encarnações ou em outras e passadas vidas.

Esses débitos são oriundos das más ações praticadas e de existências mal sucedidas. São pessoas que passaram pela vida e não viveram ou, simplesmente, nada fizeram em benefício do seu semelhante, não semearam nada de bom, não construíram e, ainda atrapalham, quem busca construir.

Algumas dessas pessoas, deixaram um mar de lamas na sua ficha encarnatória e, provavelmente, precisarão de outras encarnações, ou de milhares de anos de volta à terra, para recuperar o tempo perdido. São pessoas egoístas, orgulhosas, devedoras, infelizes e vazias.

Entre o destino final e o trajeto a percorrer, existe uma distância que pode ser longa ou curta, dependendo de suas escolhas. Cabe a cada um ir tirando ou desviando das pedras pelo caminho, que nada mais é do que provas e desafios que testam nossa capacidade de superação, de paciência, de equilíbrio, de resiliência, de humildade, e o tanto de amor que possui e que pode dividir com os mais necessitados.

O poeta, através de sua obra, traça suas metas e faz do percurso dessa viagem uma magia de encantamento, visando florir onde tem pedras e espinhos, iluminando onde há escuridão, embelezando onde não tem beleza, dando vida onde existia o prenuncio do fim, colorindo as matas que estavam se descolorindo, levando paz onde não havia nem a esperança e no destino final, traduzindo sonhos em realidade.

O poeta leva a mensagem do amor que não cessa e não se cansa, é infinito não se acaba. A poesia nutre a alma de quem leva consigo na bagagem dessa viagem, desejos e ilusões de um mundo melhor e mais solidário, mais humano. A poesia é o bálsamo nos momentos de dor e sofrimento, o alimento que mata a fome e a agua que sacia a sede.

Desvencilhe de suas mazelas, de seus hábitos e vícios cotidianos, para que sua bagagem fique mais leve e sua viagem menos cansativa. Abra uma tela mental e observe o trajeto como um céu que vai sumindo no além e o brilho de seus olhos se misturando com essa magia. Faça desse singelo momento, uma eternidade que lhe espera de braços abertos e sorria como gratidão pelo privilégio de ter concluído seu percurso.

Edimilson Eufrásio
Enviado por Edimilson Eufrásio em 19/06/2022
Reeditado em 19/06/2022
Código do texto: T7541288
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.