Alinhamento dos planetas e Lua cheia

Na noite do dia 16-06-2022 não fez muito frio como nas noites anteriores, a temperatura foi em torno de 20 graus célsius. A frente fria, com o céu nublado, neblina e chuviscos em áreas isoladas, passou. A tendência agora é o clima seco, com calor e ventania, características da estação do Inverno até 23 de setembro quando se inicia a estação da Primavera.

Tenho por hábito deitar por volta da meia-noite e acordar entre 04 e 05 horas da madrugada para observar a olho nu a Lua, os planetas e as estrelas. Por volta das 05 horas despertei-me, fiz minha higiene pessoal, preparei um café para acompanhar duas fatias de pão integral com mel. Liguei a televisão e a internet para me conectar com o mundo. Mas, a minha intenção era observar o alinhamento dos planetas e lua, fenômeno conhecido por conjunção que só deve se repetir em 2040.

No setor onde eu moro em Goiânia, devido as casas e edifícios não dá para observar o horizonte. Por sorte o Céu não estava nublado, estava estrelado e bem iluminado pela Lua Cheia. Às 5:00 pude observar Vênus, o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua, Marte, Júpiter e Saturno e a Lua cheia e brilhante bem estacionada no meio do Céu. E às 5:30 horas pude perceber o planeta Mercúrio tão radiante sobre as casas. Fiquei contente em vê-lo!

Fiquei a observar Mercúrio até às 06:10 e Vênus até as 07:00 até desaparecerem ofuscados pela Luz do Sol. O planeta Mercúrio devido a sua órbita mais próxima do Sol é mais difícil de ser observado, por isso só pode ser visto por menos de uma hora antes do nascer ou pôr do Sol. Em outra parte do ano os planetas estarão no lado Oeste do Céu noturno, e Mercúrio só é observado por alguns minutos antes do pôr do Sol a depender da atmosfera. Tempos atrás eu pude observar Mercúrio num eclipse solar por meio de uma chapa de exame de raio X.

Goiânia, 20-06-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 20/06/2022
Reeditado em 20/06/2022
Código do texto: T7541868
Classificação de conteúdo: seguro