MALA DE MASCATE

                                         PEQUENAS CRÔNICAS DO COTIDIANO

 

Quando vejo a frescura escancarada com relação aos materiais escolares,mochilas,tênis,uniformes e outras amenidades do gênero a que os pais são submetidos atualmente - podendo,ou não - fico a ruminar a minha mais que modesta existência.

Quero deixar bem claro,que no meu tempo tais frescuras eram inexistentes,ou melhor, haviam em menor variedade e era o "zóião" do pai que decidia sobre as compras de conformidade com seus bolsos - no caso do chefe do lar,lá de

casa, sempre ligeiramente ra$o$.

Assim, Seu Jango, amigo de um certo seleiro no centro da cidade,encomendara-lhe "uma maleta bem reforçada" para este que vos escreve.

Nada me havia dito, seria "surprise!"

Certa tarde, ele chegou com a "surprise" embrulhada num jornal e a colocou todo feliz sobre a mesa.

Confesso não ser exatamente o meu sonho de consumo, mas diante do brilho dos seus olhos , agradeci e passei a usa-la.

Um espirituoso de minha turma, a apelidou já no primeiro dia de aula,de "mala de mascate".

Não fosse a intervenção rápida e eficiente da professora e tínhamos nos "embolado" no pavilhão da escola.

A "mala de mascate", cujo couro foi ficando macio e obediente,acompanhou-me por longos anos até o dia em que manifestei ao senhor meu pai,o desejo de uma maleta,ou pasta,nova e mais moderna.

Resposta:

-Nada disso! É couro puro ! Seja caprichoso, passe uma pasta de sapato que ela ainda "vai longe".

Que recurso ! Fiz o que me ordenara aquele homem que sempre me ensinou a dar valor às coisas.

Resumindo, saí dos ultimos anos do primário e terminei o ginásio com a mesma maleta.

Aí, já crescidinho, bundinha e dono do meu nariz - fazia uns bicos para garantir-me financeiramente - comprei uma espécie de arquivo muito usado na época, que levava-se preso ao sovaco, enquanto fazia-se caras e bocas,ora cantarolando, ora assobiando na tentativa de "mostrar-se" para a galera feminina.

Na capa - lisa e escura - colei a foto dos "Beatles" que eram meus ídolos de então.

Clin  no  link  abaixo, ouça , e voltemos  aos  velhos  e   bons  tempos:

https://www.youtube.com/watch?v=v1HDt1tknTc

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 22/06/2022
Código do texto: T7543646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.