Síndrome de Stendhal

Em 1999, fiz uma viagem á Europa. Foi uma excursão de 23 dias. Fui com meu marido e uma cunhada. Duas mocinhas ficaram conosco o tempo todo. Almoçavam e jantavam conosco. E observamos que elas quase não comiam. A comida servida nos hotéis que ficamos não era boa. E quando saíamos para andar a pé, nossas amigas ficavam bem cansadas. Parece que elas não estavam acostumadas a fazer caminhadas. Uma delas um dia disse:”nunca andei tanto assim”. Certo dia fomos á Florença. Após ver várias obras de arte numa sala, fomos numa outra sala onde só havia a escultura de Davi de Michelângelo. Depois da explicação sobre a obra, saímos para ir até o ônibus para visitar outros lugares. Aí aconteceu um fato desagradável. Uma de nossas amigas ficou sentada num banco e disse que não conseguiria andar até onde estava o ônibus sendo que não era nada longe. Um médico que estava conosco achava que ela estava tendo um AVC. Eu achei que ela estava muito fraca, observei que ela quase não comia. Conclusão ela foi de Taxi até ônibus. Hoje acho que ela teve Síndrome de Stendhal que é uma doença psicossomática que causa aceleração do ritmo cardíaco, vertigem e desmaio após sentir grande emoção ao presenciar uma obra de arte.Após esse dia ,ela ficava dentro do ônibus sem ver outras obras de arte.