Lapsos gramaticais e outras abobrinhas

- Meu irmão não sai mais de casa porque está com a ‘humanidade’ muito baixa. Explicou a irmã mais velha do pistoleiro de aluguel que vivia na ‘imunidade’. Com esse preâmbulo, narraremos alguns fatos verdadeiros provocados pela ignorância gramatical.

Nos bons tempos das serenatas e dono de uma voz de tenor, o então pretenso cantor era requisitado para fazer parte dos grupos de apaixonados. Era incumbido de cantar uma música, a primeira da série. - “Noite alta ‘sol’ risonho, a quietude é quase um sonho...”. (Noite cheia de estrelas - Nelson Gonçalves). Não poderia ser ‘sol’. É céu.

Um candidato a vereador lendo seu discurso: - Obrigado pela presença, meus ‘porcos’ e fiéis eleitores... - Os votos na urna foram ‘parcos’ mesmo.

Anúncio radiofônico: “Noticiamos com ‘prazer’ o falecimento do senhor Francisco ‘Boêmio’. Desculpem. Francisco BUENO”. E não foi com duplo sentido, já que a morte fora causada por cirrose hepática. Por conta disso a família do enlutado não processou a emissora.

- Fia, vi na televisão que o Brasil vai enviar duas ‘paneladas’ de alimentos para o Haiti. Duas ‘toneladas’ ainda seriam poucas...

Recém contratado por uma equipe de futebol de Belo Horizonte, o jovem atleta que viera do interior, ao ser enviado a um laboratório para os exames de praxe, prestou atenção a um anúncio em letras garrafais: ‘Forró da Edite’, tendo como referência uma agência do Banco Bamerindus duas quadras antes. ‘Primeiro salário, metade pra família’ (Nos becos da Vida - música de Sílvio Brito). Mas a metade do segundo era para se divertir. Com mais dois companheiros da equipe, deram o endereço ao taxista. E coube a ele informá-los do equívoco. - Esse barracão não é de ‘forró’. Lá está escrito ‘Forros Elite’.

Um casal de católicos, mas sem vínculo familiar, cantaram a vida toda duas músicas erradas. A senhora: Maria me ‘castigou’ sendo que o correto é ‘cativou’. O homem: ‘Desconfio’ de Nosso Senhor ao invés de ‘confio’. Ambos são merecedores do céu, ao contrário dos fiéis que riam da situação.