O PASTOR SUAS CABRAS E O VINHO

O Pastor suas Cabras e o Vinho

(Vento Lusitano)

Estamos em pleno inverno, o frio se faz presente e com ele seus acompanhamentos. Aqui no sul a quem diga que quando o frio inicia aqueles que possuem maior poder econômico imediatamente pensam em passear nas cidades de Gramado e Canela no Rio Grande do Sul, os outros que são a maioria já pensam em fazer em um bom caldo ou uma boa sopa, rsrs. A verdade é que se trata de uma assertiva falar que tanto nesses locais famosos de turismo quanto em nossa casa, o caldo ou a sopa no inverno é uma presença constante. Claro! Acompanhada de um bom vinho.

Falando em vinho a uma lenda grega que diz que havia um pastor de nome Staphyle que levava diariamente seu rebanho para passear. Num belo dia ele percebeu certa agitação onde algumas cabras brincavam. Curioso, se aproximou e notou uns frutinhos, até então desconhecidos. Apanhou alguns e levou consigo para casa de seu patrão, o rei Oinos, que, disposto a experimentar, esmagou os frutinho e deles extraiu um sumo cujo sabor melhorava com o passar dos dias. Era o vinho, segundo essa antiga lenda grega. Por isso, em grego, a videira é designada por Staphyle, e o vinho, por oinos.

Mas que não esqueçamos os ensinamentos do médico Dr. Francisco da Fonseca Henriques (1665-1731) constante do livro “Âncora medicinal para conservar a vida com saúde)”, falou sobre alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos, entre os temas, e sobre o vinho também: “Os vinhos devem permanecer proibidos na infância e na puberdade, pois com eles se fariam os mancebos que bebessem, irados e libidinosos. Porém na idade madura e na senilidade é aconselhável, pois ajuda a cozer o estômago, refaz as forças, alegra o coração e rebate as forças da melancolia.”

Quem sabe seja essa a razão que alguns dizem que “um bom vinho é poesia engarrafada”.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 01/07/2022
Código do texto: T7550151
Classificação de conteúdo: seguro