O que é envelhecer?

 

 

 

Envelhecer é uma palavra um tanto quanto negativa, pejorativa, que cria um espaço/tempo mental que induz as pessoas a um fim, como se nada mais se pudesse fazer para estar em um estado bom e saudável.

 

Antes, com menos idade que agora, eu ficava apenas ouvindo, e observando, esse palavreado todo, de 'estamos ficando velhos'... Okay, e daí?

 

A idade madura, a meia idade, a idade da vida maior tempo vivida, pode sim, e é, para muitos que adquiriram a sabedoria do bem viver, com o aprendizado adquirido na caminhada, um tempo de muitas colheitas boas, satisfatórias, prazerosas.

 

É claro que temos que conviver com algumas limitações que acontecem com o corpo humano, que passa a precisar de atenção e cuidados especiais, para nos dar uma melhor qualidade de vida. E posso dizer por experiência própria: é possível ter qualidade de vida, vida ativa em todos os sentidos, físicos, emocionais, sentimentais, depois dos cinquenta...

 

Como minha vida toda nunca foi vivida em 'brancas nuvens", posso dizer que a meia idade em que me aproximo, ou já me encontro, nos altos dos meus 59 anos, não tem trazido dificuldades intransponíveis... Muito pelo contrário: tenho enfrentado cada limitação, dor, problemas, com determinação e afinco e vejo os frutos positivos no meu dia a dia.

 

Chorar a velhice? Eu? De jeito nenhum, que nunca fui de chorar pelas dores, ou alguma derrota aparente... Venço cada situação, com fé, oração, confiança que "Tudo posso, em Deus que me fortalece".

 

A vida pode ser difícil, mas se vai ser boa ou ruim, vai depender de cada um de nós, de nossa maneira de olhar e enxergar o mundo e as oportunidades que Deus nos dá. E depois da maré dos choros, das lembranças penosas, digo que olho o presente e o futuro da minha vida com muito mais confiança, e certeza que, com coração amoroso e cheio de fé, é possivel ter uma idade madura muito agradável, interessante, importante, para deixar de exemplo aos que tiverem a oportunidade de saber como foi que eu enfrentei a vida, a lida, e tudo o mais. Deixar um bom legado, uma boa mensagem, uma boa experiência de vida. É só o que quero, preciso, e estou fazendo, graças a Deus!

 

Ser positiva. Ser confiante. Acreditar que posso, que consigo, que alcanço tudo o que preciso, e quero, dentro do que me é permitido ter e sonhar, é um dever e um direito a mim concedido por minha vontade de ser, e de vencer. Então não abro mão! E mesmo que tenha dias de insatisfação e alguma tristeza, mesmo que tenha que enfrentar alguma coisa meio difícil, não tem problema: eu consigo! Tudo é passageiro. E não existe problemas que não possam ser resolvidos. E eu sou boa nisso.

 

Então, 'bora' viver tudo o que a vida pode nos oferecer, aprendendo a conviver com o que não podemos mudar (nos outros) e mudando e melhorando, em nós, o que for necessário para nossa própria evolução e felicidade.