Então.... Eu sempre, sempre, tive muita vontade de usar cílios postiços, mas nunca consegui colocar sabosta... Acho que esse trem só perde pra luzes de natal embaraçadas e fita dupla face. Talvez também para as impressoras com personalidade própria, malditas sejam. Mas voltando aos cílios... Abriu uma lojinha nova de bijus e cosméticos aqui perto de casa e entrei eu na dita cuja. Para desespero do meu bolso, um mondicoisinha munitinha!!! Fui pegando isso e mais aquilo e mais aquilo outro. Eis que me deparo com os cílios postiços. Arrisco? Arrisco! Comprei uns tufinhos. E lá fui eu, toda serelepe pimpona pra curtir minhas coisinhas novas, que não tem nada que mulher goste mais que gastar dinheiro com bobagem!

 

Mais tarde, fui fazer minha sobrancelha e comentei com minha designer sobre os cílios. Ela zombou de mim! Disse que era muito difícil e que eu não ia conseguir. Olha, não gosto que duvidem de mim. Agora é questão de honra! Hã hã... Senta lá, Cláudia... 

 

Mas esse texto nem é sobre cílios. É sobre envelhecer! Eu tinha um almoço com amigos que estudaram comigo no primário e ginásio. Coisa pouca de uns 50 anos atrás. Não quero fazer feio! Já basta ter engordado, né? Aí fui caçar minha maquiagem, que não uso há séculos. Desde antes da pandemia e de quando comecei a trabalhar em casa. Gente... Não, gente... NÃO, GENTE!!!! Olha, tinha bem umas quatro caixas de maquiagem, pincéis, removedores, e cílios, muitos cílios!!! Porque não basta envelhecer, tem que perder a memória! E toca a selecionar o que ainda presta. Mais da metade foi pro lixo. Coloquei os trocentos mil pincéis para higienizar. E toca a tentar colocar os tufinhos... Hã hã... Fica sentada mais um pouquinho, Cláudia... Eu acho que meu problema são vários problemas... O principal: não enxergo nada sem óculos! Não uso mais lente de contato porque a maldita menopausa ressecou tudo, inclusive os olhos. Daí eu tiro os óculos pra colocar o cílio e não enxergo nem o olho, que dirá o cílio!!! Depois de meia hora tirando cílio da sobrancelha, do dedo, do nariz, catando da pia, desisti. Tá bom, você venceu, cílio maledeto!!! Humpfffff... Já pode levantar, Cláudia. E rir da minha cara, porque eu também já me mijei de rir com essa tragicomédia ciliana.

 

Bom, vamos então fazer uma maquiagem caprichada, pelo menos. Gente, mas quando foi que minhas pálpebras ficaram tão molengas???? Assim não consigo nada!!! E passo primer, base, corretivo, pó, blush, sombra (enfiei o pincel no olho duas vezes...). Tudo mais ou menos no braile, porque enxergar que é bom, nada. Daí coloco os óculos. Tá bom, Cláudia, pode rir mais um pouco, vai. Que cara de quenga fantasiada de palhaça!!! Rachei o bico, peguei um lenço umedecido e tirei os excessos. 

 

Já que perdi a juventude, o viço, a magreza, pelo menos ganhei muito em bom humor. Tô nem aí. Bora rir enquanto é de graça, porque embarangar é lei, meu povo. Se não embarangastes é porque ainda és jovem. Aguarde. Cláudia estará lá pra rir da sua cara. 

 

 

Rosa Pinho
Enviado por Rosa Pinho em 02/07/2022
Reeditado em 02/07/2022
Código do texto: T7550857
Classificação de conteúdo: seguro