ABISMO

ABISMO

A noite vai alta e o sono não vem, apesar do cansaço do dia.

As horas passam, se arrastando, e a agonia da insônia toma meu ser

Procuro rezar, ter pensamentos de paz e beleza, mas não há espaço para isso.

Uma inquietação e irritação profundas mexem com meus nervos, e me fazem revirar na cama, sem encontrar a posição de repouso, que procuro.

Levanto-me, vou à cozinha, abro e fecho a geladeira, como a procura de algo, que não encontro. Volto para o quarto, torno a me deitar mas a angústia não me deixa.

É como que se estivesse à beira de um abismo profundo, sentisse a vertigem da altura e o medo de cair.

É um abismo emocional, sem fundo, para o qual a única defesa é dormir. Mas o sono não vem.

Resolvo, então, deixar minha mente mergulhar nas profundezas e, tal qual uma águia, abro as asas da imaginação e começo a planar, em círculos, passando rente às paredes e observando cada detalhe, preenchendo assim meu vazio.

Lembro-me, nesse momento, da voz de meu pai me dizendo: A melhor forma de vencer seus problemas ê encarâ-los de frente.

Face a face com meu abismo interior, descubro que ele existe para ser descoberto e sondado. Que não devo fugir dele, mas conhecê-lo, para melhor entender os mistérios da mente, adormecidos em meu subconsciente.

É a hora da verdade: Eu penso, logo existo.

Dou asas à minha imaginação e crio novos pensamentos, mergulhados na fantasia, onde descortina mundos, nunca antes sonhados. Vejo, de repente, como é belo e exuberante o meu interior, que apenas espera e me provoca, em noites de insônia, querendo ser descoberto.

Minhas pálpebras ficam pesadas. O sono chega, finalmente, com a certeza de que a maior descoberta do ser humano, é o seu mundo interior, que nos assombra, como se fosse um abismo insondável, mas é, na verdade, um mundo encantado, que eternamente nos espera.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 04/07/2022
Código do texto: T7552538
Classificação de conteúdo: seguro