VOCÊ JÁ OUVIO FALAR DE LEOPOLDO MACHADO? *16h58min.

Há pessoa “diferentes”, que tiveram os desafios para superar limitações, de saúde e de extrema carência financeira, a tudo isto ele foi vencendo aos poucos, pois aos dois anos acometidos de uma enfermidade, cuja consequências seriam muita dificuldade no aprendizado escolar, o menino cresceu e isto tudo superou...

Foi galgando paulatinamente os degraus de seu aprendizado, mas no fundo era um auto didata, que facilitou em muito a sua formação, se tornando um emérito,” jornalista, escritor, polemista, professor, poeta compositor, orador, deixou escrito um total de 27 livros, nos gêneros, poesia, teatro, contos, estudos” *.

Foi o idealizador e fundador do Colégio Leopoldo, em Nova Iguaçu, hoje tradicional educandário, pioneiro na Baixada Fluminense do Ensino Secundário. *

Em 1915 se converte ao Espiritismo, sendo a partir daí um divulgador permanente dos Postulados da Doutrina espírita. Foi um grande incentivador da formação de Mocidades Espiritas, por este Brasil afora, em suas viagens deste imenso país. Em 1948, foi o idealizador do I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, de 17 a 23 de julho de 1948, que coincidentemente fará 74 anos este mês...

... Em 1957, - ano de seu desenlace - conseguimos nosso diploma de Evangelizador, na Federação Espírita Catarinense, em Florianópolis, quando surgiu a ideia de ensaiamos uma peça teatral de sua autoria, sucintamente era história de um gerente de banco, que enfrentava “anomalias” de comportamento de sua esposa, que na realidade eram “motivados” por “influência” espiritual... No final não deu certo, pois como poderia um menino de 15 anos fazer o papel de gerente de um banco? Nossa “carreira” não decolou, na arte de representar, a não ser um namoro platônico com a esposa do gerente do banco, a jovem que na época tinha 18 anos, e faria o papel da esposa, até não sei se ainda está neste plano...

Em 1958, retornamos a Curitiba, até fomos bancários, durante 8 anos, mas jamais aspiramos ser gerente do banco, em razão de nossas reconhecidas limitações... 17h40min.

Curitiba, 05 de julho de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

*Leopoldo Machado de Souza Barbosa, nascimento 30 de setembro de 1891, Cepa Forte, (hoje Jandíra), no Estado da Bahia. Falecimento 22 agosto de 1957, Nova Iguaçu.

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/07/2022
Código do texto: T7553217
Classificação de conteúdo: seguro