Associação da Imprensa Mato-Grossense

No dia 23 de janeiro de 1934, foi criada, em Cuiabá, a Associação de Imprensa Mato-Grossense. Conforme noticiou o Jornal do Commercio, de Campo Grande, em 4 de abril do mesmo ano, a ata de fundação na entidade foi assinada por cinquenta e seis jornalistas, que participaram da concorrida solenidade que agitou o cenário social e político da capital do Estado. Todos os sócios fundadores estavam exercendo o jornalismo em periódicos das principais cidades do Estado. Mais precisamente, a grande maioria estava atuando em Cuiabá ou Campo Grande.

No cenário nacional, estava em plena difusão a política do Governo Vargas, incentivando a criação de sindicatos e de outras entidades congêneres. No quadro regional, a criação da referida Associação resultou da iniciativa do advogado Benjamin Duarte Monteiro, eleito seu presidente, assim como do advogado José Jaime Ferreira de Vasconcelos, residente em Campo Grande, diretor do Jornal do Commercio, eleito presidente de honra. Para aproximar um pouco mais desse evento histórico, vale a pena transcrever a lista dos jornalistas fundadores da entidade:

“José Jaime Ferreira de Vasconcelos, Benjamin Duarte Monteiro, José de Mesquita, Emílio do Espírito Santo Rodrigues Calhao, Joaquim Frederico de Mattos, Carmindo de Campos, João Plínio de Oliveira, Gabriel Martiniano de Araújo, Alberto Trigo de Loureiro, Amarílio Novis, Benedito Francisco de Mello, Olegário Moreira de Barros, Bernardina Rich, Estevão de Mendonça, Isac Póvoas, Alcebíades Calhao, Flávio Rubim, Antônio Leite Barros, Filogônio de Paula Corrêa, José Nonato de Faria, João Ponce de Arruda, Feliciano Galdino de Barros, Ernesto Pereira Borges, Teodorico Corrêa da Costa, Wladislau Garcia Gomes, Arnaldo Signorelli, Luiz Ferreira da Silva, Antônio Cáffaro, José dos Passos Rangel Torres, Antônio Ribeiro de Arruda, Aguinaldo Trouy, Pery Alves Campos, Arthur de Barros, Arthur Silva, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, Elmano Soares, José Silvino da Costa, Luiz da Costa Gomes, Severino Ramos de Queiroz, Antônio Knippell, Valério de Almeida, Ermírio Coutinho, Ovídio de Paula Corrêa, Benedito Alcindo da Fonseca, Sebastião Lins, Carlos Hugueney Filho, Antônio Alves, José Mello Alves, Lourival Azambuja, José Gabriel Macedo, Benjamin Adese, Argemiro Fialho, Joaquim Cesário, Leopoldo Peres, Ângelo Torres, Noginel de Moura Pegado”. (Jornal do Commercio, Campo Grande, 4 de abril de 1934).

Naquele ambiente ainda predominado por quase somente homens na imprensa, é oportuno destacar a presença de uma única mulher na lista dos fundadores da referida instituição: a professora e jornalista Bernardina Maria Elvira Rich, negra, filha de uma humilde quitandeira e feminista nos limites do seu tempo. Por esse e outros motivos, sua trajetória da vida merece um retorno especial no campo da história regional. Para finalizar, a Associação de Imprensa Mato-Grossense foi uma entidade muito atuante até os anos 1960, quando já estavam sendo criados os Sindicatos dos Jornalistas. Mas, por certo, a trajetória de vida profissional de cada um dos jornalistas acima mencionados retrata páginas brilhantes da história da imprensa regional do Mato Grosso.