UM ALÔ AO RECANTISTA CHICO CHICÃO

Chico Chicão.A coisa não é bem assim com tu o dizes em seu mais recente texto.Desconheço o que disse Paulo Leminski,no entanto li um livro escrito por alguém da familia "Choma", descendente de imigrantes ucranianos,à quem foram destinadas terras no municipio de Marechal Malet,vizinho à minha cidade de Irati.Ele relata em um trecho do seu livro,sobre a fome que passava uma familia de seus ancestrais embrenhada na mata em busca da localidade onde lhes fora destinada a área de terras.Haviam muitos pinhões espalhados pelo chão (os meninos cataram,por curiosidade)e não tinham noção de que aquilo lhes serviria de alimento.O súbito encontro com bugres,ou índios e estes os ensinaram como comer os frutos das araucárias.Ficaram amigos,e o autor fala da emoção e do carinho que seu ancestral tinha pelos índios e da afeição,recíproca , destes para com os ucranianos.Dou muito valor a estes europeus pela garra e perseverança que sempre tiveram.No livro, em sua narrativa, consta que ao chegarem ao lugar que lhes fora destinado,o lote de terras que iria lhes pertencer era encoberto de pedras. O ucraniano questionou o que fazer, ao que a "otoridade" brasileira, muito boazinha,é claro, lhe respondeu:Retire as pedras e plante,e desatou a rir.Calado e humilhado o ucraniano reuniu a familia,catou as pedras, com elas ergueu uma espécie de muro e a terra produziu o que ele precisava para o sustento. Foi um trabalho humilhante e forçado,mas prevaleceu a força e a coragem do sangue europeu. Até hoje as coisas são meio parecidas e preconceito há também por conta de brasileiros.Vale dizer que os descendentes de europeus usaram de sua força de trabalho para chegar onde estão:A grande maioria,bem situada na vida,com grandes propriedades,plantações,boas moradias e confortáveis veículos.Fruto de muito trabalho,do enfrentamente sem medo, do rigoroso inverno paranaense.Enfim,um povo que batalha e merece todo o nosso respeito.No meu local de trabalho convivo diariamente com este povo maravilhoso à quem forneço sementes das mais variadas.Digo com tranquilidade que desconheço preconceito de uns com os outros.As alegrias de festejos no interior e na cidade,são compartilhados entre descendentes de europeus e brasileiros natos.Tudo foi incorporado numa boa entre as raças.Europeus são experts em receitas que trouxeram do além mar (como pierogue, borsch, cucas ,pivos e corovais).Brasileiros são experts em tutu de feijão, feijoada e farofas.Assim, numa mesma mesa há a partilha de ambas culinárias,muito riso e animação.

Admiro o talento e cultura do senhor Rafael Grecca de Macedo,prefeito de C uritiba e tenho comigo de que sua real intenção tenha sido distorcida pelo vereador curitibano.Enfim,meu caro, vamos encarar o mundo com menos mi mi mi e reconhecer o valor que o Brasil como um todo tem para cada brasileiro,nato ou imigrante.

Quanto ao Paraná, percebo que o senhor está frequentemente na linda Maringá.Arrisco,sem medo de errar que deves ser muito bem recebido por aquela gente,o que é peculiaridade de todos nós, os sulistas.

Um abraço!

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 09/07/2022
Reeditado em 09/07/2022
Código do texto: T7555904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.