Wimbledon 2022, pós-pandemia

A cidade de Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido, conta com uma população metropolitana em torno de 14 milhões de habitantes, e está situada no sudeste da Inglaterra. O Eurotúnel que liga a Inglaterra a França por baixo do fundo do mar, no canal da Mancha num percurso de 51 quilômetros é uma das 7 maravilhas da engenharia moderna. Londres é uma cidade milenar fundada pelos romanos por volta dos anos 50 a partir de um grande povoado com o nome de Londínio. No século XIX Londres se tornou se tornou o centro da revolução industrial.

Londres hoje é uma cidade turística e cosmopolita, com muitos imigrantes e sedes internacionais, e se equipara a Nova York, Paris, Tóquio e Bruxelas. Dentre as atrações turísticas, estão a torre do relógio do Big Bem, a Abadia de Westminster, local de coroação dos monarcas britânicos e a roda gigante London Eye, ao lado do rio Tamisa, com vista panorâmica de toda a cidade.

A capital da Inglaterra abriga o All England Lawn Tennis And Croquet Club onde é disputado o mais antigo torneio de tênis do mundo, e um dos 04 Grand Slam junto com o Australian Open, o Roland Garros e o US Open. O torneio de Wimbledon foi criado no ano de 1877, sendo que a categoria de duplas foi acrescentada em 1879 e a do simples feminino em 1884; é o mais tradicional, e ainda mantém o uniforme branco para os tenistas.

O torneio de Wimbledon deste ano (pós pandemia), sem a obrigatoriedade do comprovante de vacina e do uso de máscaras está sendo disputado entre os dias 20 a 10 de julho, sem a participação dos tenistas russos e bielorrussos como Daniil Medvedev e Victoria Azarenka, banidos devido a Rússia ter invadido a Ucrânia. A competição não contará pontos para o ranking da ATP nem da WTA.

A decisão do simples feminino aconteceu às 10 horas do dia 09-07 (sábado) entre a russa naturalizada cazaque Elena Rybakina (23), número 12 do ranking e a tunisiana Ons Jabeur (27), número 02 do ranking. Rybakina foi a vencedora por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-2 e 6-2. Foi o primeiro título de Grand Slam de Rybakina e do Casaquistão.

No simples masculino a decisão ocorreu às 10 horas do dia 10-07 (domingo) entre o sérvio Novak Djokovic (35), número 03 do ranking e o australiano Nick Kyrgios (27), número 13 do ranking. O vencedor foi Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3, 6-4 e 7-6. Djokovic chega a 21 títulos de Grand Slam, um a menos que Rafael Nadal. Kyrgios também está de parabéns por ter chegado à sua primeira final!

Goiânia, 10-07-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 10/07/2022
Reeditado em 10/07/2022
Código do texto: T7556576
Classificação de conteúdo: seguro