SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

É uma tortura assistir a uma sessão do Supremo Tribunal Federal. Tudo por conta de Suas Excelências. A vaidade tem moradia vitalícia naquele imenso salão. Eles se consideram gênios da raça humana. E infalíveis. E donos perpétuos de uma verdade incontestável que é só deles.

Ao expor o voto, cada Ministro quer demonstrar erudição e aí a “última flor do Lácio”, coitada, não se rebela porque não tem jeito. Uma coisa que poderia ser resolvida em 20 minutos acaba durando horas. Haja paciência.

Ministros do Supremo ainda não entenderam que os tempos são outros e que não dá mais para agir como se estivéssemos no século 19. Discursos enfadonhos, demorados e, em última análise, chatérrimos. Sem modéstia e sem noção de uma realidade que está com pressa, cada ministro se considera “o cara”, com acesso em tempo integral aos redutos de Deus. Haja saco!

*

PS: Dá pra ver com nitidez pela televisão: No Supremo tem funcionários – os capinhas - regiamente bem pagos só para puxar a cadeira do Ministro quando este se levanta. E depois conduzir o assento no lugar, delicadamente, quando Sua Excelência vai de novo se sentar. Ridículo!

O Pensador de Araguari
Enviado por O Pensador de Araguari em 10/07/2022
Código do texto: T7556794
Classificação de conteúdo: seguro