“O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS”

“O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS”

É uma frase encontrada na Bíblia no evangelho de Lucas, capítulo 17, versículo 21, o que para muitos não diz muita coisa, assim não o foi para Liev Tolstoi e até serviu de título a sua obra máxima segundo ele próprio, que é mais conhecido pelos best sellers Ana Karenina e Guerra e Paz, este ultimo livro narra a epopeia de Napoleão Bonaparte.

Nascido em 9/9/1828 e falecido em 20/11/1910, o aristocrata Conde de Tolstoi foi o maior escritor russo de todos os tempos e teve no seu peculiar estudo do sermão da montanha sua inspiração máxima para reinterpretar o Cristianismo totalmente oposto ao praticado pelas igrejas e a sociedade em geral, tanto assim que acabou excomungado pela própria Igreja Ortodoxa e teve sua obra proibida em solo russo pelo Czar de plantão. Sua vida particular influenciou grandes pensadores do século XIX e XX e seu processo de Iluminação ou Autoconhecimento foi analisado e ilustra um capitulo do livro Variedades da Experiências Religiosas do renomado psiquiatra norte americano Willian James.

Focado em frases como “ofereça a outra face” e “resistai ao mal” desenvolveu a doutrina do pacifismo fundamentado no princípio da não violência que praticado como modo de vida invalidaria a necessidade das forças armadas dos governos sobre a face da terra, criando assim o anarquismo pacifista cristão.

Seu grande leitor também foi grande seguidor de suas ideias, trocando inclusive inúmeras correspondências entre si, e era nada mais nada menos que Gandhi, o Mahatma (o grande alma), que dizia ser Tolstoi o maior Apóstolo de Jesus Christo na face da terra. Não foi a toa que sem armas, sem exercito, sem disparar um único tiro, Ghandi desafiou o maior império que este mundo já conheceu e como um Christo moderno libertou a Índia de um domínio secular do Império Britânico.

Uma dos melhores livros a ser lido nesta vida.

bueno
Enviado por bueno em 13/07/2022
Código do texto: T7558854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.