Somos parte do todo

Você sabe o que é feminismo?

O Feminismo entende que homens e mulheres têm os mesmos direitos.

Mas, muito além disso, o feminismo entende que igualdade e equidade são termos totalmente diferentes.

Você, mulher, já deve ter ouvido várias vezes algo como “ se você acredita na igualdade, por que não carrega um saco de cimento nas costas?“.

É óbvio que, para uma pergunta como essa, a resposta é muito simples: um homem e uma mulher têm capacidade física totalmente diferente.

Prova disso é o fato de competições femininas e masculinas serem disputadas separadamente.

Não. Nós não temos a mesma capacidade física que vocês, homens.

Equidade é a igualdade entre pessoas de sexos diferentes, de acordo com a capacidade física de cada uma delas.

Portanto, se você é minimamente capaz de entender essa simples distinção entre dois termos, você deveria ser capaz de entender que todas as pessoas (homens e mulheres) deveriam ser feministas.

Julgar-se não-feminista e, principalmente, desmerecer essa luta denota um preconceito que parte de uma ignorância estrutural.

Embora minha introdução tenha se estendido mais do que deveria, o motivo de eu escrever esse texto é pra demonstrar que todos somos responsáveis pela manutenção e propagação do machismo.

“Mas eu não sou machista! Inclusive minha namorada é uma mulher super independente e eu não meu oponho a isso!”

Imaginemos a seguinte situação: 1 bar, alguns amigos, conversas informais cujo tema, quase sempre, envolve mulheres. “Ela é puta! Deu pra todo mundo! “Você não a conhece?” “Não vale nada!”.

O que você faria? Como homem, criticaria seus amigos? Como mulher, se oporia a essa fala machista e preconceituosa?

Leia uma, duas, três vezes esse texto e pense em qual seria a sua atitude.

Se você se mantivesse calado diante disso, lamento, mas você é parte da manutenção dessa sociedade machista, patriarcal e excludente.

Se você decidisse reagir, parabéns!

Cada voz que se opõe ao histórico discurso com que somos, diariamente, confrontadas mostra que, felizmente, ainda há esperança para nós, mulheres.

A luta é de todos.

Ainda há uma longa estrada.

Que consigamos nos manter, sempre, firmes.