MÉIER

ARRUMANDO A CASA

Nelson Marzullo Tangerini

Arrumando a casa e fazendo uma seleção natural do que deve e do que não deve ir para o lixo, eis que encontro um texto meu, publicado como editorial na página 2, do jornal O Panorama, Ano II – Nº 6, Rio de Janeiro, maio/junho de 2005.

O Panorama publica, ainda, na p. 1 e na p. 2, uma foto do coreto do Jardim do Méier, reformado, feita por mim.

Não sei se seu idealizador, João Batista Jr., prosseguiu com o jornal, que tinha uma proposta bastante interessante: cobrir, além do Méier, os bairros mais próximos.

Segue, nesta crônica, a matéria que escrevi para o referido jornal:

“MÉIER, 116 ANOS.

O QUE COMEMORAR?

No dia 13 de maio de 1889, um ano após a Abolição da Escravatura, a história do Méier começava.

Nesses 116 anos, o Méier cresceu e se tornou um dos grandes centros comerciais da Zona Norte.

Como todo grande bairro, enfrenta problemas que muitas vezes parecem não ter solução.

Por ocasião de seus 116º aniversário, o Norte Shopping resolveu presentear o bairro, restaurando o Jardim do Méier, recanto mais aprazível da região, ação esta que deveria partir do poder público.

Os problemas existem e são muitos: ruas esburacadas, mal iluminadas, obras intermináveis e assaltos constantes em pontos já reconhecidamente perigosos.

O aspecto da parte lateral do Jardim do Méier, debaixo do viaduto Velinda da Fonseca , assim como toda a região próxima ao Jardim foi completamente abandonada. E a maior prova disso é o número de estabelecimentos comerciais, que a todo momento fecham as portas. E os que ainda sobrevivem não se cansam de reclamar.

O Méier, mais do que nunca, necessita da ação das pessoas comprometidas com o bairro, realmente preocupadas com o seu crescimento, mas, ao invés disso, entra ano e sai ano e os problemas se repetem. Seria realmente maravilhoso comemorar o aniversário de nosso bairro com um melhor padrão de vida, segurança e um sistema de saúde pública que se preocupasse verdadeiramente com o nosso bem estar”.

Muitos artistas – brasileiros e estrangeiros - e escritores famosos passaram pelo Méier: Fernanda Montenegro, João Nogueira, Rita Lee, Gilberto Gil, Peter Gabriel, Brian May, Bob Dylan, Paul Simon, Flávio Venturini, Erasmo Carlos, entre outros. Seus nomes estão registrados na parede, do lado esquerdo, na entrada do Imperator, que, inclusive, quase foi comprado por um endinheirado pastor evangélico. Isto não aconteceu porque moradores do bairro e localidades vizinhas participaram de um abaixo assinado pedindo que, ali, permanecesse uma casa de espetáculo. Enfim, o antigo cinema Imperator, frequentado pelo tijucano Erasmo Carlos, voltou a funcionar como palco de grandes estrelas.

É possível, também, que o poeta Carlos Drummond de Andrade, tenha passado pelo bairro, ao qual dedicou o singelo poema INDECISÃO DO MÉIER, publicado no livro “Nova Reunião: 23 livros de poesia – volume 1”, Rio de Janeiro, Editora Bestbolso, 2010, 3ª edição:

“Teus seus dois cinemas, um ao pé do outro, porque não se afastam / para não criar, todas as noites, o problema da opção / e evitar a humilde perplexidade dos moradores? / Ambos com a melhor artista e a bilheteria mais bela, / que tortura lançam no Méier!”

A atriz de teatro e cinema Antônia Marzullo, minha avó, contava que foi assistir, num cinema do Méier, creio que o Cine Meyer, ao filme “As aventuras de Chico Valente”, do cineasta Ronaldo Lupo, quando foi surpreendida pelo dono do cinema, que a reconheceu de imediato. Assim sendo, a atriz, que trabalhou no filme, foi impedida por este senhor de comprar dois bilhetes – para ela e seu marido, José Pinto da Costa, que acabaram assistindo ao filme de graça.

No Colégio Educo, na Rua Dias da Cruz, fui aluno do divertido professor de inglês José Trotta Paranhos, escritor e leitor de Edgar Allan Poe e Conan Doyle. Fiquei muito triste, quando soube de sua morte. Paranhos escreveu inúmeros contos de terror em que o Méier é o espaço da narrativa.

Onde foram parar esses contos?

Para sempre, o Méier está eternizado nas crônicas de Lima Barreto, que morava em Todos os Santos, um bairro vizinho.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 21/07/2022
Código do texto: T7564505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.