O q é estigma?...

Estigma é apropriação de pobreza ou de riqueza.

Diferentemente de afegã ou dubai a pessoa sente pobre sem ser pobre sente rica sem ser rica.

A pessoa estigmatizada peida cheiroso, e trata as demais dissimulando desdém.

Deambula forte igual um trator.

Faz pouco caso e olha por cima.

Pensa que deu duro na vida e que ajudou alguém.

Desembaralha e descarta.

Murmura de dia fala alto de madrugada.

Faz escárnio e deixa na mão.

Finge ser o que não é.

Não é pobre se acha pobre.

Não é rica se acha rica.

O estigma está associado ao passado de alguém.

O salto vai ficando mais alto.

Seja do tamanco ou do sapato.

Como que para agradar sutilmente (des)respeita.

Saúda por obrigação.

A pessoa estigmatizada, não atingiu o nível de autoconhecimento, que lho autoriza se autodeterminar de forma igualitária, no que diz respeito ao semelhante, porquanto nutre em si esses estigmas, de pobreza, ou de riqueza.

Passa a vida com falsa ostentação.

Morre sem deixar dependente ou pensão.

Acabam sendo infelizes porque descobrem que ninguém verdadeiramente tá nem aí pra porra nenhuma.

Cada qual no seu cada qual.

A solução mais uma vez assim como nas doenças mentais em geral está reservada ao autoconhecimento.

Oras bolas tou o que tou.

É o que é.

Se eu passo uma vida vivendo para os outros eu não tive tempo de viver pra mim.

O estigma de pobreza embrutece geralmente quem fora arrimo de família, e não consegue absorver a superação da problemática, pra se incluir socialmente carrega consigo o fardo de uma maturidade precoce, atribuindo pra si que aquilo o fez privilegiado, quando a bem da verdade desconhece a trajetória de outrem, acha que só tem, uma bagagem que todos (as) possuem, aflorando estigma de pobreza quando se depara diuturnamente com gente de bagagem e bem sucedida; já o estigma de riqueza, embrutece geralmente os que vieram do campo pra ganhar a vida na cidade.

Não padece quem reconhece seu lugar.

As pessoas passando fome, o Estado é culpável, por abortar o autoconhecimento delas.

Edras José
Enviado por Edras José em 24/07/2022
Código do texto: T7566544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.