SANTA ANA

Também chamada Santana tem sua festa comemorada em cada 26 de julho, por essa razão, pelo menos no Nordeste Brasileiro, se chama julho o mês de Santana.

A história que envolve o casal Ana e Joaquim, seja lenda ou fato, está descrita no evangelho de Tiago, um dos textos apócrifos da igreja católica, e conta que o casal, apesar dos muitos anos de casado, não tinha gerado filhos, fato que era entendido entre os judeus como “pessoas desprezadas por deus”.

Apesar disso, o casal se manteve fiel e cumpria todos os preceitos da religião. Certa vez, Joaquim retirou-se para o deserto e orou durante 40 dias até que um anjo apareceu para dar a boa nova de que ele seria pai.

O mesmo recado foi dado à Ana, cujo nome significa graça.

(É interessante notar que nesses relatos o deserto e o número 40 estão sempre relacionados a algum fato importante. 40 dias e 40 noites para o dilúvio, 40 anos no deserto após a saída do Egito, Jesus passou 40 dias no deserto antes do início das suas atividades, João retirou-se para o deserto...)

Algum tempo depois da visita do anjo, nasceu Maria (Mirian em aramaico = Senhora da Luz) que viria ser a mãe de Jesus. Joaquim, cujo nome significa – Deus estabeleceu (um acordo) pertencia à tribo de Davi, razão pela qual Jesus foi aclamado filho de Davi em Ro 1:3

A igreja Católica Apostólica Romana canonizou o casal São Joaquim e Santa Ana e por serem os avós de Jesus, são também os padroeiros dos avós.

Feliz dia dos avós para todos aqueles que, como eu, têm netos.