O povo tem fome

Você tem fome de quê? De amor,de comida,de respeito,de amigos? De um só tipo ou de tudo misturado? Ou de outra coisa?

Como a música dos Titãs,já antecipando um problema global,o povo tem fome. Literalmente falando e se agravando com a pandemia de Covid-19.

Até décadas atrás, países africanos eram os que mais sofriam com a insuficiência alimentar e suas mazelas,como raquitismo,anemia crônica ,mortalidade infantil entre recém-nascidos e mulheres que amamentam. Agora, o globo terrestre está faminto.

Segundo últimas pesquisas, itens como desemprego, falta de estudo e de dinheiro,bem como crises mundiais,de guerra,escravidão infantil ou adulta ,má distribuição de sobras de alimentos por supermercados e afins,colaboram para o problema.

A renda per carpita diminuiu muito ;não só nas grandes cidades,mas em quase todas as cidades.As pessoas não conseguem se alimentar direito e, consequentemente, não conseguem trabalho,nem como freelancers,os famosos “bicos”. A mídia não nos deixa esquecer desse terrível paradigma em nossas sociedades.

Entretanto, o povo continua com fome. E aqui também falando de todo tipo de fome. Pode parecer piegas,mas é questão de observação e de uma análise mais profunda ao nosso redor.Pessoas com depressão, ansiedade, solitárias, raivosas, hiperativas ,impacientes com o próximo.Famintas de algo ou de alguém. Procurando alguém que lhes dê atenção,contando as horas para estar entre outros,para se sentirem úteis ,que lhes tragam à vida. Culpa do Covid-19,de quase dois anos em isolamento social,emocional ,de todo tipo. Não de todo, a culpa do vírus.Ele foi e é um gatilho para esse olhar mais profundo,pois a disparidade social aumentou consideravelmente. E os pedidos de doação só aumentando.

Pedidos de doação só aumentando.De comidas,alimentos não perecíveis…e doação de tempo? Alguém já pensou sobre isso? Matar a fome com doação de tempo ao próximo,ajudar no que precisa,uma ajuda moral,por exemplo. Pouquíssimos pensam. E campanhas são feitas ,seminários são realizados para melhorar o caso.

A fome de todos os tipos está batendo à nossa porta com mais força,pedindo para nós arregaçarmos as mãos e amenizar um pouquinho que seja .Depende de nós abrir a porta e ver que tipo de fome o nosso próximo precisa.A propósito,que tipo de fome você tem?