HERANÇA GREGA

Os gregos foram pródigos em exemplos de civilização.

Quando dominados pelos romanos, influenciaram de tal forma o império dos césares que sobraram para nós, seus descendentes diretos, mais de dois mil anos depois, os conceitos jurídicos e políticos além de palavras cujos significados vão sendo moldados de acordo com as conveniências das classes dominantes.

Democracia é uma dessas palavras cujo bojo traz um conceito muito além do que é explorado pelos nossos representantes ou os pretensos gurus sociais que agora escrevem cartinhas banais e, portanto, inócuas.

Em tradução literal DEMOCRACIA = governo da casa.

Isso quer dizer que a maneira de agir das famílias era determinada pelo homem, pois o patriarcado sempre foi dominante. Esta autoridade se manifestava desde o reconhecimento de um filho até a pena de morte por comportamento contrário ao que fora determinado.

Este conceito foi ampliado para os pequenos núcleos populacionais, desses para as cidades estado e, finalmente, para os países cuja autoridade do antigo “pater famílias” foi transferida para as leis e os responsáveis por suas execuções sendo eleitos pela maioria.

Daí a outra interpretação para democracia = opinião da maioria.

Portanto ser democrata é, cumprir o que está explícito nas leis e não desrespeitar a opinião da maioria.

Por outro lado, a democracia garante o direito de criticar o que está estabelecido e, principalmente, apresentar alternativas viáveis individualmente ou em grupos que representem uma ou mais classes sociais que comungam as mesmas opiniões.

Acima de tudo democracia é liberdade de escolha, todo o resto é ditadura.

Quando o Império Romano estava em guerra, o senado elegia um ditador cujas determinações eram seguidas sem restrições até que a flâmula SPQR pairasse sobre os dominados.

Nós não somos romanos, não estamos em guerra nem queremos um ditador para as nossas vidas.

Portanto devemos votar em quem respeita a nossa vontade e tem compromisso com as leis.

GLOSSÁRIO:

Pater famílias = pai da família.

SPQR – (senatus populusque romanus) = O Senado e o Povo Romano.

O escritor italiano Marcello Marchesi deu outra interpretação ao SPQR: “Sono Pazzi Questi Romani” = Esses romanos são loucos.