NOS TEMPOS DA “DITADURA” ... 09h54min.

O que iremos sucintamente mencionar, se passa em Pleno Regime Militar, e neste caso especificamente foi no longínquo ano do início de 1969, portanto a 53 anos. Quanto a nós era um novo desafio, começar um novo trabalho numa pequena empresa...

A Vanice, estava com sete anos, a Marylene, iria completar dois anos, a mais “nova”, Nice Helene, ainda não havia chegado, - 27/02/70 – o “sonho” da casa própria, aconteceria em 1972, no ano seguinte um fusca, que se tornaria valiosa ferramenta de trabalho...

Os mais novos poderão perguntar como era a vida na “ditadura” militar? Para as pessoas de bem, cumpridora de seus deveres, a vida continuava, apesar dos prós e contras o país prosperou da 49ª. Economia do mundo para 8ª. Em indicava que havia mais acertos do que erros...

O regime, completaria cinco anos, e com “mãos de ferro”, havia uma preocupação para controlar a inflação, os preços se alteravam a cada seis meses, porém, as indústrias davam uma “colher de chá” aos distribuidores, sempre que isto acontecia, vinha alguém da empresa, para levar um pedido, que viria a “preço velho”, o que dava as distribuidoras fortalecerem o seu capital de giro; “uma mão lava a outra”, durante alguns dias as farmácias, receberiam os produtos pela tabela anterior...

Pelo exposto, havia uma sadia parceria, e no final todos saiam. Ganhando.

A pequena empresa, era representante exclusiva de um laboratório americano, - hoje de saudosa memória – A.H.Robins, que aportou em nosso país, comprando um laboratório nacional, Wadel, com sede no Rio de Janeiro, que passou a ser sua sede. Esta mesma indústria, conseguiu os direitos de produção de uma tradicional linha de produtos homeopáticos, - homeopatia em glóbulos – de Nova Iorque, aportara no Brasil em 1923, tinha mais de 40 produtos, cujo o produto de destaque era o de número 99, indicado para prisão de ventre, e a Maravilha Curativa, este excepcionalmente era um frasco liquido de 150 ml. No primeiro caso pedíamos em média 6000 unidades, em razão que havia muita procura...

Este laboratório, oferecia um desconto nas compras de 40%, e, a distribuidora se encarregava de fazer a divulgação junto a classe médica, pagando os respectivos “pracistas”. Quanto a linha de específicos o desconto era melhor, 28%, ambos, davam um prazo generoso nas comparas, 90 dias, de nossa parte ofertávamos aos compradores, 30 dias fora o mês, que para alguns poderia significar quase 60 dias, após as compras...

“Uma mão lava a outra”, a pequena empresa ia crescendo a olhos vistos e nos com ela, pois ficamos na condição de gerente na parte de compras e no comando da propaganda.

Em 1973, escrevemos uma carta ao Diretor do laboratório. Lembrando que os específicos do Dr. Humpheys, neste ano estavam completando 50 anos de Brasil, e que em razão deveria ser feito um “almanaque”, ele nos pediu para que conseguíssemos um já editado, para servir como modelo – conseguimos e enviamos...

Não muito tempo depois, recebemos o almanaque, muito bem feito, para ser distribuído aos revendedores... Com a saída deste laboratório do Brasil, os específicos foram trocando de mãos, e no final foram sumindo e hoje não existe mais, ficando tão somente em nossas lembranças... Finalmente, os 21 anos do Regime Militar, creio, que o positivo superou o negativo. 10h44min.

Curitiba, 30 de julho de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/07/2022
Código do texto: T7571130
Classificação de conteúdo: seguro