"ESPINHEIRO NÃO PRODUZ UVAS"

(Não sou eu, foi aquele outro Messias quem disse).

O nosso PR é exatamente o tamanho (largura, altura e circunferência) do espectro social que o originou e ideologicamente o alimenta.

Com suas boas, justas, honrosas e não tão raras exceções, a parte da sociedade brasileira que gera seres como este - uma criatura infinitamente amargurada, frustrada, apavorada, medrosa, complexada, insegura, incompetente ao cubo, intectualmente estreita, cognitivamente confusa e, acima de tudo, moralmente minúscula (e não estou falando de religiosidade) -, assim o faz porque se constitui das mesmas características; e isso deveria nos preocupar, e muito!

Depois de tudo [de ruim] que aconteceu nas gestões do PT, a possível volta desse partido ao comando central do País, muito além de mostrar as grandiosidades própria e do ex-presidente Lula (e eles têm, de fato), escancara, mais do que o sol do Equador ao meio dia, quão pequenos são Bolsonaro, seus ideólogos e seu séquito.

É uma questão de silogismo simples - até uma criança bem instruída consegue formular: se apesar de tudo que os governos do PT fizeram de ruim (e não foi pouca coisa), apenas quatro anos depois são exatamente este partido e sua maior liderança a principal preferência do eleitorado - incluindo parte dos que declaradamente fizeram de tudo para "exorcizar" ambos -, é óbvio que o que o eleitor está dizendo é que não acreditava ou esperava, porém pode comprovar que existe algo muito pior do que eles (o PT e Lula); e esse algo (terrivelmente pior que PT e Lula) é exatamente Bolsonaro e seus fanáticos e violentos [com o perdão do pleonasmo] devotos - já que, para estes, ele não é apenas uma liderança política, mas uma nova divindade a ser cultuada e fielmente obedecida.

Nosso Presidente, exceto em estupidez, vulgaridade e incompetência, é demasiadamente pequeno. Porém está exatamente à altura do espectro que representa, com aquelas já mencionadas exceções (de ignorantes por "imposição" e alienados "por opção").

Ele é incapaz - às vezes, até tenta - de reconhecer qualquer virtude em quem não venera seus feitos ou avaliza suas sandices, mesmo que não se trate de um(a) opositor(a) - age sempre como um verdadeiro asno empacado [sem querer ofender o quadrúpede].

É tão pequeno que mesmo qdo dissidentes - ou simplesmente divergentes - lhe oferecem a oportunidade de um gesto de grandeza (e até de obter proveito político), ele prefere coicear… talvez por insegurança, medo de perder o costume.

Se ele se diz um escravo da Democracia, e milhares de compatriotas seus assinam um documento (Carta pela Democracia) em defesa desse Sistema, por mais que ele não tenha a dignidade de referendá-lo, o que espera, além de expor, mais uma vez, sua pequenez, ao tentar menosprezá-lo?

Como alertou o outro Messias, "espinheiros não produzem uvas". A ascensão do nosso Presidente expõe uma condição repugnante e lastimável de grande parte de nossa sociedade: a falta de confiança nos próprios méritos, ou a convicção de que somente através de falcatruas ou pela manipulação criminosa, intimidação e pela força armada pode concretizar seus intentos.

Isso é muito grave! É assustador! É deprimente!

Mas isso somos nós, pelo menos em grande parte!

Isso são pústulas não drenadas de um corpo, por séculos, vilipendiado, vandalizado, mutilado e profundamente negligenciado chamado Brasil.