Francisco e Kirill no Cazaquistão

Desculpe a intimidade, mas é Papa Francisco e o Patriarca Kirill que vão estar num congresso de líderes religiosos no Cazaquistão no dia 13 a 15 de setembro.

Vai ter confusão? Não, acho que não, a democracia deve correr solta entre os líderes cristãos. A confusão a que refiro é daquela que o Patriarca Kirill, apoiar a invasão dos russos na Ucrânia, formou-se uma guerra mesmo! Todos nós sabemos no que deu, ou está dando, a dúvida é porque não acompanho o desenrolar da guerra, cansei de ver tanta insensibilidade.

Então para quem por acaso não sabe, o pomposo Patriarca Kirill colocou a situação mais ou menos assim:

--- a Rússia tem todo direito de atacar a Ucrânia, porque está combatendo o terrorismo, onde já se viu querer unir com os ocidentais, tem que continuar a fazer parte do lado soviético, nós é que estamos certos, os ocidentais precisam ser combatidos.

Papa Francisco que desde o começo já era contra a guerra, rebateu na hora, dizendo assim:

---de maneira nenhuma haver a violência, é um verdadeiro ato contra o amor tão pregado nos evangelhos, essa guerra é desumana um verdadeiro ato contra as leis cristãs.

Houve aquele impasse entre os dois líderes cristãos.

Não se trata de um julgamento injusto e precipitado, mas o Papa Francisco está coberto de razão, porque como líder da igreja católica do mundo todo, conhecendo ele pelos seus atos, irá dizer ao Patriarca Kirill:

--- Irmão, em nome do nosso mestre, Jesus Cristo, devemos desejar a Paz, perdoar, amar ao nosso próximo, se possível até amar aos nossos inimigos, dizer não à guerra destruidora de corpos, até dos ideais!