JUSTIÇA E DEMOCRACIA À NORTE-AMERICANA

NUMA semana, os EUA, em movimentos sobre os quais resta pouca margem para coincidência, apresentam, mais uma vez, ao mundo quais seus conceitos de justiça e democracia.

ENQUANTO supostamente se opõem [quando, na verdade, incentivam] à invasão da Ucrânia pela Rússia exatamente por “condenarem” o apoio russo a separatistas ucranianos, autoridade norte-americana desembarca na China para fazer o que mesmo? Exatamente! Apoiar separatistas chineses.

E POR QUE fazem isso? Segundo eles, estão defendendo a Democracia – quem os elegeu como atalaia global desse sistema só eles sabem e não revelam a ninguém, apenas agem como, ao bel prazer, definem ser a forma correta.

NA MESMA semana, anunciam a execução, sem julgamento formal [e sem auto de resistência] do sucessor (Ayman al-Zawahiri) de Osama Bin Laden – aliás, da mesma forma que este fora eliminado. As palavras de Biden após a execução de Zawahiri foram, não por coincidência, as mesmas de Obama no caso Bin Laden: “A justiça foi feita”.

“AS MILHARES de pessoas inocentes que Bin Laden e Zawahiri mataram também não tiveram julgamento formal. O julgamento delas foi unicamente a decisão sádica dos criminosos terroristas”, alguém, com razão, argumentará.

DE FATO, as milhares de vítimas da dupla de terroristas – incluindo, obviamente, as de 11 de setembro/2001 – não foram submetidas a nenhum tribunal oficial. Porém esse mesmo argumento que contesta a crítica ao modus operandi dos EUA, reforça sua razão de ser: Bin Laden e Zawahiri eram criminosos, não chefes de Estado. E, o que se não deveria esquecer, criminosos inspirados e treinados pelos EUA noutros momentos quando lhe convinha apoá-los.

ALIÁS, o mundo teria conhecido organizações como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico não fossem as estratégias norte-americanas de domínio econômico político e militar em todo o Globo?

OS EUA nunca defenderam incondicionalmente, como afirmam e querem fazer que o mundo creia, a justiça e a Democracia. O que sempre fizeram, e bem, foi usar suas influências ideológicas, muita propaganda profissional e seu poderio econômico e militar para desestabilizar e enfraquecer (quanto não for possível exterminar) qualquer outra potência que ameace impedir seu domínio absoluto sobre o Planeta.

HEGEMONIA global, absolutismo, soberania mundial, IMPERIALISMO – essas são a “justiça” e a “Democracia” que os norte-americanos, de fato, sempre defenderam e tanto almejam.

PARA debate:

A TENTATIVA norte-americana de eliminar a influência da URSS sobre a Ásia gerou o Talebã e a Al-Qaeda; a luta para exterminar a Al-Qaeda criou o Estado Islâmico e trouxe de volta o Talebã. No que resultará, em termos de retaliação à ação estadunidense, a execução de Zawahiri?