đŸ”” E lĂĄ se vai mais um dia...

Ainda criança, Ă© claro que eu preferia o rock nacional dos anos 80. Era completamente inteligĂ­vel “Eduardo e MĂŽnica” ou “Bete Balanço”, em vez daquelas mĂșsicas estranhas que falavam de “Vento solar” e “Um girassol da cor de seu cabelo” ou com nomes diferentes: “Nuvem Cigana”, “Trem de Doido” etc.

JĂĄ adolescente, trabalhando no estoque escuro e claustrofĂłbico, em uma loja de roupas, no Shopping Center Norte, eu ouvia coisas como: “Viagem de ventania”; “Vendaval, carrossel, segue a vida a rolar”; “Coração vulgar que navega no cĂ©u, que navega no ar”; mĂșsicas com nomes estranhos: “Chuva na Montanha”; “Vento de Maio”; e “A PĂĄgina do RelĂąmpago ElĂ©trico”, mĂșsicas com harmonias “difĂ­ceis” e “acidentes” que faziam muito bem aos meus ouvidos.

Sem saber, eu estava “fugindo pra outro lugar”. Dava atĂ© vontade de tocar um violĂŁo imaginĂĄrio. Isso tudo dava saudades de algum lugar que eu nunca estive. Eu interpretava aqueles versos onĂ­ricos, Ă s vezes literalmente ou “viajando” de maneira bastante particular. Mesmo sabendo que tudo aquilo certamente foi escrito com outro sentido, descrevendo algum acontecimento ou momento, que merecia ser eternizado, sempre soube que as palavras e versos ganham o mundo. O poeta/compositor quer isso: que no fundo de um estoque de roupas, em SĂŁo Paulo, pregando alarmes, cumprindo ordens desconfiadas e repressivas, alguĂ©m imagine subjetivamente, portanto diferentemente, poesias emanadas das montanhas de Minas Gerais.

Desse modo persegui (reencontrei) as mĂșsicas do Clube da Esquina. Gravando em fitas cassete, tocando no violĂŁo, simplesmente ouvindo e inclusive lendo, fui atrĂĄs de quase tudo o que referia-se ao famoso clube das esquinas, becos e bares.

Precisei conhecer o cruzamento das ruas DivinĂłpolis com a ParaisĂłpolis para descobrir que nas esquinas das ruas da Vila GalvĂŁo acontecia a mesma coisa. As letras de mĂșsica e as rodas de violĂŁo rolavam despretensiosas. Longe de querermos mudar o mundo, atingimos nossos objetivos mais palpĂĄveis.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 04/08/2022
Reeditado em 04/08/2022
CĂłdigo do texto: T7574842
Classificação de conteĂșdo: seguro