QUEM MESMO ESTÁ “ACIMA DE TODOS” POR AQUI?

A Religião mexe, empolga, emociona e convida a uma posição perante o “clamor da nação’,porém , mexe sobremaneira com os aproveitadores da fé, manipuladores de adoração (a Deus? ao mito?).

Os Seminários teológicos brasileiros fizeram excelente trabalho na formação de grandes teólogos-pastores que revolucionam as igrejas realizando abençoados trabalhos eclesiásticos.

Hoje,o“evangelho” se expande, e vira modo de vida, e vira “comunidade evangélica”, e elege-se representantes nas Casas Legislativas para “defender” os evangélicos ( de que mesmo? - 1 Joao cap.4 vers.4 .”Maior é o que esta em nós do que o que esta no mundo”) e nascem pomposos “líderes” caçadores de homossexuais- não confundir com caçadores de marajás – ferrenhos defensores da “moral” e promotores de mega eventos para mega igrejas. E surgem os “ sem papa na língua”, e surgem os “ vou melhorar um pouquinho sua pergunta minha filha”, e surgem os “defensores das liberdades”(para que mesmo?), e os programas de TV de 2 milhões de Reais por mês ; e surgem os “curtidores-seguidores” do face, Twitter. Meu Deus! E surgem as“reuniões do povo de Deus” da Bancada evangélica (da bala?),(dos clubes de tiro) para ouvir e dar apoio a políticos interessados em união de Classes (corporativismo religioso?).

O Evangelho tornou-se parte do Terceiro Setor?

Por falar em Setor, Carlos Montaño em seu livro Terceiro Setor e Questão Social(2010, p.53) não poupa críticas a ele quando se torna parte, e aliado do capitalismo,pois deste modo, suas ações contradizem as “boas intenções” camufladas.“

Ampliando nossa turva visão crítica teológica, deslumbraremos que não só os intelectuais “orgânicos, mas também os intelectuais “líderes” mal-intencionados (caçadores de pecadores socialistas, comunistas ou de corruptos...) das pomposas igrejas “independentes”,tradicionais,apontam, com certeza,para os interesses das suas preferências políticas.

E nasce a utopia triunfalista de que o evangelho tomou conta do Brasil, de que o povo evangélico é poderoso em voto, e que não pode ser ignorado pelos pretensos políticos e que “o Senhor ocupou finalmente a cadeira do poder em Brasília...

E o evangelho é colocado no liquidificador na companhia de“ buscadores de bênçãos”, de “abençoados” e nunca abençoadores, poder, dinheiro, substituto do Estado, Terceiro Setor, corporativismo, legalismo exacerbado( em substituição à graça de Deus, e a cruz de Jesus Cristo)e buscadores de fama e poder. Os púlpitos estão emudecidos perante as peraltices dos políticos “enviados”(e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(de que?)

O líder escolhido por Deus para liderar seu povo a lugares celestiais na intercessão do Espírito Santo, não deve representar a Igreja junto a setores políticos eleitoreiros. Ele representa sim, sua comunidade, na parceria com setores cooperativos de sua Associação, rumo à evangelização dos povos daqui e de além mar. Ainda filosofamos, socializamos,refletimos?

Estamos caminhando para um desfecho trágico espiritual nesse “enredo de retalhos”: Brasil de maioria evangélica( a Igreja assumindo o poder absoluto?) partidos políticos evangélicos, de forjadores de opiniões tendenciosas; de gente confusa, indecisa, envoltas em chavões religiosos e amaciadores de ego; que lotam os “muros”.Mas a quem pertence o muro?ou quem mesmo está “acima de todos” por aqui?

Eri Araujo
Enviado por Eri Araujo em 09/08/2022
Código do texto: T7578899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.