UM DIA SEMPRE SE AJUSTARÁ CONTAS DE ERROS

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022

A sabedoria popular tem um avantajado volume de ditados que mostram a sabedoria que todos devemos alcançar, para que tenhamos uma vida com bastante conteúdo. E isso proporcionará àqueles que assim seguirem, galgarão mais sucessos do que aqueles que enveredem por caminhos diferentes desse.

Assim, é bom que prestemos muita atenção. Em tudo e em todos. A vida, já dizem, é uma escola. Mas como sabemos, o ser humano é um aluno relapso. Vive sempre buscando subterfúgios, desviando-se das regras em boa parte das vezes. Mas toda vez que erra, paga. às vezes até caro.

Parece que ainda não se conseguiu determinar a data base que a humanidade surgiu. Há várias teorias a esse respeito. Mas pelo que já se viveu, desde o primeiro humano sabido, já era tempo para se agir de uma forma muito melhor do que aquela que estamos agindo. E isso tem prejudicado a própria humanidade, que não consegue atingir o que denominaríamos uma vida completa e perfeita.

E se pode concluir que o progresso que a humanidade alcançou, promoveu e/ou provocou um fato: um tremendo paradoxo. Porque tudo em nosso cotidiano é muito confuso e complexo. Parece até que tudo isso é proposital. Talvez por isso, um dos ditados populares que conhecemos e que diz "criar dificuldades para vender facilidades", mostra muito bem tal estágio de complexidades.

Então, podemos deduzir que o nosso país, o Brasil, é algo dentro desse padrão. Tudo nele é difícil, complicado. Diuturnamente, no âmbito político/público surge casuísmo. Alguns chamam de factoides. Isso dificulta o viver do brasileiro. Principalmente dos menos favorecidos. E dentro desse aspecto, surgem aqueles que se aproveitam de tal circunstância.

E nesses mesmos âmbitos surgem ocorrência lastimosas, cujos reflexos geram prejuízos a todos. A conta sempre aumenta e nunca diminui. E por citar contas, nesses últimos dois anos elas alcançaram estágios estratosféricos. Bens, serviços, mercadorias e afins, saíram do controle. E os nossos bolsos sentiram muito bem toda essa movimentação.

Pode-se dizer que esse processo sempre existiu. Até porque todo ano tudo aumenta. Alguns atribuem isso à tal inflação. Daí que é necessário reajustar preços. Só que ninguém nunca percebeu um simples detalhe. Isso é um círculo vicioso, onde todos vão girando com essas aplicações e talvez só uns poucos levam vantagem. A maioria, com certeza, não. Naquele caso, só os especuladores.

E se alguém parar para analisar tudo isso, observará que não saímos do lugar. Sempre teremos que trabalhar muito. E o progresso de quase a totalidade das pessoas não chega a representar grande coisa. Principalmente se elas agirem dentro daquilo que chamamos de honestidade. Só os desonestos crescem muito e rápido. Mas que num futuro não tão longínquo acertarão contas com a FORÇA DIVINA que rege tudo no mundo. Mas quem desses quer saber disso? Vivem só para a ganância e o agora. Paciência.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/08/2022
Código do texto: T7579177
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.