É Hoje: 11-08-2022 - Estado de Direito Sempre !

Foi na parte externa do prédio da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, no Centro de São Paulo,

que aconteceu hoje (quinta-feira, dia 11 de agosto) aquela tão esperada manifestação em prol da democracia; um evento oriundo de um manifesto que contando com mais de 900 mil assinaturas, foi denominado "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!", evento este que reuniu empresários, juristas e artistas para leitura de uma carta em defesa do estado democrático de direito e desse nosso tão injustamente criticado sistema eleitoral brasileiro, sendo que dentre tantos daqueles que ali se apresentaram para se manifestar, destaquei apenas dois:

O Francisco Canindé Pegado da União Geral dos Trabalhadores, que disse: "Esta carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do estado democrático de direito, ela não define classe social porque é plural. Ela não define gênero porque é plural. Ela não tem religião porque é plural, assim como é também a nossa nação laica. Ela não tem partido politico porque é plural. Este documento institucional e plural não é um documento partidário, mas também não é um bilhete ou uma cartinha, como alguém insinua."

E a presidente da UNE; Bruna Brelaz, que disse: "Não aceitamos as sanhas de uma tentativa de golpismo que flerta com o esgoto mais sombrio da nossa história. Para esses, nós dizemos: "ditadura nunca mais"! O coração de estudante sonha em celebrar a democracia que constrói um Brasil de esperança, paz e soberania. Livre do machismo, do racismo, da fome e do desemprego. E que enxergue a educação como chave para o seu desenvolvimento."

Já o advogado e membro da Comissão Arns; Oscar Vilhena Vieira declarou o seguinte: "Este não é um manifesto partidário, mas é um momento solene no qual as principais entidades da sociedade civil vêm celebrar seu compromisso maior com a democracia, o estado de direito." ...

Mas, e quanto àquele que detém em suas mãos o compromisso maior com a defesa da nossa democracia e consequentemente com o estado de direito; aquele que de fato e de direito deveria ser o primeiro a assinar esse documento tão importante (ele não o assinou); aquele que deveria estar ali presente para juntamente com toda essa sociedade que o elegeu, poder se manifestar e celebrar esse momento tão solene, onde será que ele se meteu?...