Respirar fundo (13.08.2022)

Houve um tempo em que eu não conseguia me sentir bem...

Mas, aos poucos, fui descobrindo que há pequenas coisas em cada momento, mas que não são desinteressantes por isso. Algumas delas chegam até a ter um quêzinho de surreal, e dão aquele quentinho no coração. Orlando Beraldo sempre disse que é importante aproveitarmos cada momento bom da vida: seja um olhar para trás ao sair daquela lanchonete, seja um fechar de olhos ao saborear aquele chocolate preferido, ou mesmo um simples observar o movimento da rua pela janela do ônibus, no caminho para o trabalho...

Há quem diga que a felicidade é feita de momentos, e não algo contínuo; mas acredito que, de tanto você prestar atenção nas coisas boas, elas vão começar a acontecer com mais frequência. Não acredito muito nessa coisa de “energia”, mas acredito que bons pensamentos e atitudes legais atraem coisas igualmente positivas. E podemos começar com ações que não precisam ser estrambolicamente elaboradas!

Pensei esse texto em alguns momentos dos últimos meses: quando estava sentada no chão brincando com minha gatinha e meu Amor me ofereceu aquele chocolate branco com Oreo; quando levantei a vista do livro para ver se já estava na hora de dar sinal para descer do ônibus, a caminho de um dos trabalhos dos sonhos que finalmente consegui; e, finalmente, quando senti uma sensação de ânimo incrível antes da primeira e da segunda aula da nova turma de ballet que abriu no Centro Cultural do qual eu sou professora.

É certo que as coisas vão se ajeitando aos poucos, embora a gente ache que demora. Mas, quando éramos crianças, achávamos que a fase adolescente e mesmo a adulta nunca ia chegar, que demoraria demais, e aqui estamos nós.

Olhar o lado bom das coisas pode ser um exercício difícil, aproveitar essas coisas boas pode ser ainda mais, porém é algo necessário para que a gente viva em paz com nós mesmas. Uma hora a gente vai conseguir fazer o que gosta, uma hora a gente vai se sentir bem, uma hora vamos poder respirar fundo, não por conta do cansaço, mas pela satisfação. E, se por cansaço for, será por um cansaço bom e gratificante, que vai nos encher de ânimo para o dia seguinte.

Paulia B. Sousa

Paulia Barreto
Enviado por Paulia Barreto em 13/08/2022
Reeditado em 27/08/2022
Código do texto: T7581485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.