Dia dos pais

Acho um desperdício. Uma redundância. Atenção: se já criaram o Dia das Mães, o dia dos pais torna-se desnecessário. Porque em toda mãe, sou de comum acordo comigo mesmo, há a figura de um pai onipresente.

Eu me surpreendo ao ver mães que, ao filho realizar alguma traquinagem, falam em tom de punição que, se ele insistir na travessura, irá contar ao pai. Por acaso, essas mães não se veem com autoridade suficiente para a ocasião? Por acaso, elas desconhecem que mãe só existe uma, e pai há um monte? Que basta procurar nos classificados, na esquina mais próxima, na escuridão da noite, escolher a etnia, a inclinação política, filosófica, a nacionalidade, a região periférica, ou intracraniana, dar a benção (Se for de benção.) e partir para o abraço?

Aliás, penso que o dia dos pais deveria ser o dos padrastos também. Ora, se pai é quem cria, como dizem, padrasto também é pai. Conheço muito padrasto que cria filho alheio como se fosse seu, inclusive, em alguns casos, com mais esmero e dedicação com que o trataria o pai oficial.

Tenho um conhecido que é um desses "paidrasto". Tem 58 anos, 55 quilos, asmático de nascença, corintiano sofredor, como é de lei, que faz o impossível para alegrar a estadia de uma criança de 8 anos, 20 quilos, um metro e dez de doçura, sendo três dentes de leite. Certa vez tive a ousadia de lhe perguntar como era a experiência de ser pai de filho dos outros, e ele me disse que não tinha diferença, que a diferença quem faz é o Registro Civil.

Acho que entendi o que meu conhecido quis dizer. Desde então se enfatizou em mim a sensação de que ser pai está além de atribuições pecuniárias, alimentícias e congêneres. Passa por um caminho inexoravelmente afetivo, de aprendizado e autoconhecimento mútuos. Uma função que requer mais que esforço físico, dedicação integral e algum saldo bancário positivo.

Quando ouvimos a palavra "pai", geralmente a associamos a outras como "genitor", "protetor", "criador". Mas pai não cria nada, antes, por vezes, demole. A criança, como dizem, é que, com a sabedoria dos deuses, cria, recria, constrói; é quem é o pai do homem. E não o inverso.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 14/08/2022
Reeditado em 20/08/2022
Código do texto: T7582064
Classificação de conteúdo: seguro