A língua portuguesa.

A língua portuguesa.

Quando eu estava fazendo o curso clássico, na disciplina de Português, estudávamos gramática histórica.Na época, eu achava essa disciplina chata. Chata por que dava nomes da evolução das palavra do latim para o português. Por exemplo, a palavra mão que no latim era manus, trocou o som oral para o nasal mão, e a essa troca foi dada o nome de nasalização. Eu achava interessante estudar a evolução das palavras, mas dar os nomes não, pois tinha que memorizar muitas palavras. Como eu gostava mais das aulas de Inglês e de Frances, matava as aulas de Português e como não tinha tempo para estudar, pois sempre trabalhei e estudei durante os anos de estudos, fiquei de recuperação, isto é para segunda época. A segunda época era feita no começo de fevereiro. Achei que era fácil estudar durante as férias, pois era apenas uma matéria. Porém não foi fácil, dava muita preguiça. No dia da prova, tive que escrever uma redação sobre A língua portuguesa. Eu tinha tanta raiva de estudar a gramática histórica que escrevi que a língua portuguesa era uma das línguas mais chatas para estudar, o que mais detestava na língua era o rico vocabulário. Apesar de só falar mal da língua, tirei nota boa na redação. Hoje penso que era para eu escrever sobre a origem da língua, uma vez que estudei isso durante o ano todo. Um dia um professor falou que caiu na prova de vestibular a seguinte redação: O português no Brasil. Um aluno escreveu tudo sobre o homem português no Brasil, desde a colonização até os dias de hoje. E sua nota também foi boa.

Atiz