A Estrela-salame

Têm os cientistas fama de gente sisuda, carrancuda, e maluca. Que de maluquice, ou, melhor, de loucura, todo cientista tenha um pouco, ninguém ignora. Conhecemos o Einstein, que era um doido-de-pedra; e o Newton, que, dizem por aí, também não batia bem dos pinos. E o tal de Nash, que gostava de brincar com a Teoria dos Jogos e com outros instrumentos lúdicos que os meio gênios e meio malucos apreciam manusear. Que haja um quê de louco nos gênios científicos, sabemos; todavia, em muitos casos são as esquisitices deles manias estranhas apenas - de espantar todo filho-de-Deus, não podemos negar. E há cientistas que são espirituosos; sabem tirar das horas dedicadas à ciência momentos, mesmo que raros, para brincar, divertir-se, e alegrar muitas outras pessoas, e desgostar um bom punhado delas. Conheci, há poucos dias, um caso, tão hilário! tão engraçado! que eu só não digo de dobrei-me de tanto rir porque o fiz, isto é, dobrei-me de tanto rir, em pensamento apenas. Diverti-me à beça com o episódio.

Quem é o protagonista do capítulo ao qual faço alusão? É ele um cientista francês, cujo nome de batismo é Étienne Klein, homem que ocupa o cargo de chefe da Comissão Francesa de Energia Atômica. É um homem de grande responsável. E espirituoso.

Nestes dias, soubemos os homens comuns que o telescópio James Webb fotografou o universo, não sei de qual perspectiva e qual território dele. Mas fotografou, é certo. Por estes mesmos dias, o conterrâneo de Asterix publicou, em sua conta no Twitter, uma foto com o que ele afirmava ser um retrato, sobre fundo preto, da estrela mais próxima do Sol (e que dele está muito longe, a 4,2 anos-luz de distância - mediram com uma trena interestelar), a Proxima Centauri - que é próxima só no seu nome, pois está longe pra dedéu. Nos dias subsequentes, a publicação recebeu dezessete mil curtidas. Até aqui, nenhum porém.

Qual é a graça nesta história? O que se deu após a repercussão da foto da estrela. Étienne Klein, o cientista que publicou a foto revelou a verdadeira natureza da Proxima Centauri: era uma fatia de salame. Sim! Que danadinho o descendente de Napoleão, não?! A estrela fotografada era, na verdade, apenas uma rodela de salame. Que peça - a Emília, do Lobato, diria pêta - o Panoramix aplicou em meio mundo! E foi o próprio monsieur Étienne quem revelou o teor de sua brincadeira, adicionando um comentário, em outras palavras: que as pessoas não confiem acriticamente nos especialistas (pode-se dizer, também, cientistas). Sensato, e jocoso, é o francês. Sua exortação, engraçada, e educativa. Se pensarmos que cientistas já criaram o tal Homem de Piltdown, suposto elo perdido, temos de reconhecer que o cientista francês traquinas deu-nos uma lição edificante.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 18/08/2022
Código do texto: T7585170
Classificação de conteúdo: seguro